sexta-feira, 22 de junho de 2012

PROGRAMA COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA SERÁ AMPLIADO DE 50 PARA 70 MUNICÍPIOS DO RIO




A presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, pretende ampliar, até o final do ano, de 50 para 70 os municípios do Estado beneficiados com o Programa Coleta Seletiva Solidária. Os avanços do projeto, desde a sua criação em 2009, foram apresentados durante evento do Inea, paralelo à Rio + 20, no Museu da República nesta quarta-feira,20/06. Também foram lançados dois livros: “Programa Coleta Seletiva Solidária de Resíduos Sólida Recicláveis”, e “Manual de Implantação da coleta seletiva solidária nas Escolas Estaduais do Rio de Janeiro”“. dirigido à rede estadual de ensino. 

A metodologia do programa que tem como objetivo a destinação correta ao lixo reciclável e, assim, evitar que ele seja disposto em aterros sanitários. As metas de ampliação do programa foram apresentadas pela diretora de Gestão das Águas e Território do Inea, Rosa Formiga, pela gerente de Educação Ambiental, Pólita Gonçalves, e pelo coordenador geral do Programa Coleta Seletiva Solidária, Professor Ubirajara Mattos.

“Ações simples como utilizar uma caneca ou bolsa recicláveis ajudam a diminuir muito esse lixo muitas vezes produzido sem a menor necessidade. Falta uma dose de racionalidade do consumo, estamos desperdiçando muito” ressaltou Pólita Gonçalves.

Outros dados foram mostrados para confirmar o sucesso do programa. Em quase três anos 480 catadores de materiais recicláveis foram integrados ao Coleta Seletiva Solidária e, além disso, foram criados 11.968 postos de trabalhos para os catadores. No eixo das escolas públicas foram 1.894 alunos e 300 professores que receberam aulas ministradas pela equipe do Inea.

Gestores municipais, escolas estaduais e diversas organizações de Catadores de Materiais Recicláveis também estiveram presentes ao evento. Eles contribuiram para aprofundar as discussões sobre os rumos da coleta seletiva solidária de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. 

O Programa

O Programa Coleta Seletiva Solidária ajuda os municípios, as escolas estaduais e os demais órgãos públicos estaduais na implantação dos seus programas institucionais de coleta seletiva em cumprimento ao Decreto 40.645 de 2007, que institui a separação e destinação adequada dos resíduos sólidos urbanos.

Em relação à geração de trabalho e renda e à inclusão social de catadores de materiais recicláveis, a coleta seletiva solidária se torna fundamental, uma vez que garante o reconhecimento destes trabalhadores no processo de reciclagem por meio da geração de postos formais de trabalho, além de incentivar a formação de grupos organizados e auto gestionários através de uma assistência e promoção social pelo poder público local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário