segunda-feira, 18 de junho de 2012

Inea realiza seminário de apresentação dos avanços da coleta seletiva solidária no Estado



O Programa Coleta Seletiva Solidária está presente 49 municípios do estado, destes, 17 já implantaram efetivamente seus programas municipais.

Em meio às ações da Rio+20 e suas atividades paralelas, o Instituto Estadual do Ambiente realiza nesta quarta-feira (20/06) no auditório do Museu da República, o seminário de Apresentação dos Avanços e Desafios no processo de implantação da Coleta Seletiva Solidária no Estado do Rio de Janeiro. O evento tem o objetivo de apresentar a população os principais resultados do Programa Coleta Seletiva Solidária, que atua desde outubro de 2009 e já está presente em 49 municípios do estado.

Gestores municipais, Escolas Estaduais e diversas organizações de Catadores de Materiais Recicláveis estarão presentes no seminário para aprofundar as discussões sobre os rumos da coleta seletiva solidária de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Durante o evento também será realizado o lançamento do livroPrograma Coleta Seletiva Solidária de resíduos sólidos recicláveis dirigida à rede estadual de ensino, e do “Manual de Implantação da coleta seletiva solidária nas Escolas Estaduais do Rio de Janeiro”“.

A abertura do evento vai contar com a participação da Diretora de Gestão das Águas e Território do Inea, Rosa Formiga, da Gerente de Educação Ambiental Polita Gonçalves e do Coordenador Geral do Programa Coleta Seletiva Solidária, Professor Ubirajara Mattos.

Na parte da manhã estarão em pauta a metodologia, os resultados, e os avanços e desafios da coleta seletiva solidária no estado. Já durante a tarde o público vai acompanhar temas como a saúde do catador e a situação das cooperativas de catadores de materiais recicláveis, além do funcionamento da coleta seletiva solidária nas instituições de ensino estaduais.

O Programa

O Programa Coleta Seletiva Solidária tem como objetivo assessorar os municípios, as escolas estaduais e os demais órgãos públicos estaduais na implantação dos seus programas institucionais de coleta seletiva em cumprimento ao Decreto 40.645 de 2007, que institui a separação e destinação adequada dos resíduos sólidos urbanos.

 O programa cumpre papel importante na redução dos resíduos destinados aos aterros sanitários e contribui para a diminuição dos impactos ambientais pela extração de matéria prima ao reinserir materiais na cadeia produtiva. Além disso, as ações de educação ambiental e mobilização social nos municípios favorecem a redução da geração dos resíduos produzidos pela população em geral.

Em relação à geração de trabalho e renda e à inclusão social de catadores de materiais recicláveis, a coleta seletiva solidária se torna fundamental, uma vez que garante o reconhecimento destes trabalhadores no processo de reciclagem por meio da geração de postos formais de trabalho, além de incentivar a formação de grupos organizados e auto gestionários através de uma assistência e promoção social pelo poder público local.



Nenhum comentário:

Postar um comentário