sexta-feira, 15 de junho de 2012

Oficinas e exposições marcam inauguração de atividades da Rio+20 nos jardins do Palácio do Catete


O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, a presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, e a diretora do Museu da República, Magaly Cabral, inauguraram nesta quinta-feira (14/06) as atividades interativas que serão promovidas nos jardins do museu até o final da Rio +20. A reciclagem é o tema principal das atividades e os visitantes vão poder percorrer um corredor interativo com sete toneladas de lixo – o total médio produzido por uma pessoa desde a Rio 92.



De acordo com o secretário do Ambiente, o incentivo à reciclagem é parte de diversos programas da área ambiental do estado, como, por exemplo, o projeto de implantação de um pólo de reciclagem no recém-encerrado lixão de Gramacho, que fará o reaproveitamento de garrafas pet e latas de alumínio, entre outras ações, transformando os catadores em recicladores.



- O lixo é matéria-prima fora de lugar. Tudo pode e deve ser reaproveitado, como o lixo eletrônico, que vira inclusão digital, em novos computadores que também serão expostos aqui. O tema da reciclagem tem tudo a ver com a temática central da Rio + 20, que é incluir, desenvolver e proteger. A inclusão social vêm através da conscientização e de programas como o de Gramacho. O desenvolvimento vem com esta nova economia, a economia da reciclagem. E menos lixo indo para os rios protege o meio ambiente e a vida das pessoas – disse  Minc.
De acordo com a presidente do Inea, a parceria com o Museu da República será ampliada. Para isso, foi assinado nesta quinta-feira um protocolo de intenções entre as duas instituições. O objetivo será firmar um termo de cooperação para a realização de diagnóstico fitossanitário nos jardins do museu e de infestação de pragas, além do desenvolvimento de ações de educação ambiental.


- O Museu da República está realizando um relevante programa socioambiental e esta parceria com certeza será importante para o desenvolvimento de novas ações de educação ambiental – declarou Marilene.



As atividades interativas nos jardins do Museu da República vão acontecer até o dia 22, diariamente, das 9h às 17h. Haverá oficinas de reutilização com matérias recicláveis (arte em pet e embalagens longa vida), oficinas de grafite e de compostagem. Além dessas oficinas duas exposições estarão à disposição dos visitantes: uma delas vai narrar a linha do tempo dos 20 anos até a Conferência das Nações Unidas e a outra, será sobre o lixo retido nas Ecobarreiras, projeto da SEA/ Inea.


O projeto conta com apoio de organizações não governamentais. Dos dias 17 a 22/06 o Instituto Moleque Mateiro trabalhará com hortas caseiras e coordenará encontros para o ensino médio para reflexão sobre os problemas e compromissos que envolvem o conceito de sustentabilidade. Outra parceira acontece com a Associação de Movimento e Música Orgânica, que realiza uma apresentação com o seu coral no sábado, 16/06 às 14h, e vai comemorar os 40 anos da dança contato/improvisação num evento que acontecerá simultaneamente em diversas cidades do mundo no mesmo propósito no dia 23/06.

Nenhum comentário:

Postar um comentário