quinta-feira, 3 de maio de 2012

Inea realiza Primeiro Diagnóstico Regional da Coleta Seletiva em Resende



Bernard Viegas

Cerca de 100 pessoas participaram do Primeiro Diagnóstico Regional Participativo na Coleta Seletiva, realizado neste sábado 28/04 em Resende, interior do estado. O evento, promovido pelo Instituto Estadual do Ambiente em parceria com a Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR) contou com a presença de representantes dos municípios de Barra Mansa, Volta Redonda, Itatiaia, Paraty e Angra dos Reis.

O evento foi dividido em dois momentos onde os representantes puderam discutir com o público os temas relacionados. Na parte da manhã o consórcio ou Comitês de Bacia, as vantagens do corsorciamento e os desafios da coleta seletiva na perspectiva regional foram as propostas apresentadas pelos organizadores.

Os representantes da mesa de abertura falaram sobre os seus programas municipais de coleta seletiva e as perspectivas do município em relação à gestão de resíduos, estrutura disponível e os principais panoramas desses resíduos no município.

Durante a tarde os catadores estiveram em foco com o encontro regional da categoria. Nessa etapa os representantes municipais abordaram temas como a organização das cooperativas do Brasil, arranjos produtivos locais e cooperativismo com foco na comercialização em rede.

 - É muito importante que os catadores estejam unidos, sempre trabalhando juntos e organizados. A nossa luta é sempre pela melhoria das condições de trabalho de nós catadores, e esse evento é muito importante para a integração das classes, tanto entre os catadores regionais, quanto dos municípios que nos apóiam – afirmou Anderson da Conceição, catador de Gramacho que atua no Programa Coleta Seletiva Solidária.

O próximo encontro está marcado para acontecer no dia 14/07, no município de Barra Mansa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário