quinta-feira, 3 de maio de 2012

Inea realiza aula inaugural do Curso de Formação de Agentes Ambientais



Educação Ambiental nas comunidades


Bernard Viegas

O Instituto Estadual de Ambiente (Inea), órgão executivo da Secretaria Estadual do Ambiente, deu início, nesta sexta-feira (27/04), ao curso de agentes ambientais comunitários no Centro Social, Cultural e Esportivo de Guaratiba, localizado na Comunidade da Foice, Zona Oeste do Rio. Com duração de dois meses, as aulas serão desenvolvidas pela Gerência de Educação Ambiental do Inea e têm como objetivo garantir conhecimento aos novos agentes, mas principalmente estimular a participação social.

- Nosso objetivo é levar educação ambiental para a comunidade e contribuir para o aumento da participação social, para que a população se torne pró-ativa na resolução de problemas ambientais – destacou Pólita Gonçalves, gerente de Educação Ambiental do Inea. 

O evento contou também com a participação de agentes ambientais de Nova Sepetiba, os quais compartilharam experiências com os alunos que iniciarão as aulas no próximo dia 08/05, tratando de suas histórias e o que mudou depois de concluírem o curso.

- A idéia da vinda dos agentes ambientais partiu deles mesmos e o objetivo é mostrar aos novos as experiências adquiridas durante o curso e nada melhor que os próprios agentes para falar diretamente com eles. Essa integração é muito importante para o desenvolvimento do agente ambiental, assim eles sabem o que vão enfrentar quando atuarem nessa área de educação ambiental – explicou Teresinha Miranda, coordenadora do curso.

Formada pelo curso de agentes comunitários realizado no Conjunto Habitacional Nova Sepetiba II, em junho de 2011, Dona Ester, presidente da Casa da Liberdade, acredita que os novos agentes ambientais terão um papel muito importante na comunidade, tendo em vista os constantes problemas ambientais enfrentados pelos moradores.

- Vocês estão de parabéns por terem vontade de participar desse curso, tenho muito orgulho de cada um de vocês. Eu me formei com muito esforço e sei o quanto é difícil chegar até o fim, mas tenho certeza que vocês darão conta do recado. Eu agradeço muito a oportunidade de ter feito esse curso, ele mudou a minha vida e vai mudar a de vocês, sempre me emociono quando lembro de tudo que passamos, mas é um trabalho muito gratificante e estou muito feliz – disse emocionada.
 
O curso de agentes ambientais comunitários é dividido em cinco módulos e aborda temas como Ecossistemas, Recursos Hídricos, Gestão de Resíduos, Coleta Seletiva, Proteção de Biodiversidade, Mudanças Climáticas, e Elaboração de Projetos. Entretanto, para a coordenadora do curso, o mais importante é transformar pessoas da comunidade em agentes multiplicadores e de integração:

- A participação de todos é que fará a mudança que queremos. Eles serão agentes formadores e multiplicadores aqui na comunidade, terão um papel importante nessa questão. Aqueles que concluírem o curso farão um trabalho maravilhoso aqui dentro, em meio aos problemas ambientais daqui, eles irão conscientizar todos os moradores sobre a importância do cuidado com o ambiente local – explicou Teresinha.

O curso acontece sempre as terças e quintas das 14h às 17h no Centro Social, Cultural e Esportivo de Guaratiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário