terça-feira, 17 de abril de 2012

INEA ANUNCIA NOVOS INVESTIMENTOS NOS PARQUES DO ESTADO



O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) inaugurou nesta sexta-feira (13/4) obras de revitalização do Parque Estadual do Desengano, em Santa Maria Madalena, e já planeja novos investimentos na unidade. Segundo o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do órgão, André Ilha, a Câmara de Compensação Ambiental do Estado aprovou a aplicação R$ 8,5 milhões para treinamento e aquisição de equipamentos para os parques estaduais, o que também irá beneficiar o Parque do Desengano, que completou 42 anos de criação nesta sexta-feira.

Em solenidade na sede do parque, com a presença da vice-presidente do Inea, Denise Rambaldi, foram inauguradas as obras de reforma e ampliação da sede administrativa, incluindo as futuras instalações da Unidade de Policiamento Ambiental (Upam), que vão reforçar o combate e prevenção aos incêndios florestais, a orientação aos visitantes e a repressão aos crimes ambientais. No sábado (14/4), serão entregues à população as obras de implantação da Trilha da Cascata, que terá sinalização, guarita e pórtico. O investimento totalizou R$ 2,5 milhões.

Para Denise Rambaldi, investir nas unidades de conservação de proteção integral, como é o caso do parque, é proteger a Mata Atlântica, um dos ecossistemas mais ameaçados do País. O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas ressaltou que os investimentos refletem a política de incentivo ao aumento da visitação nos parques, até como uma forma de engajar a população na preservação do meio ambiente.

- Os investimentos têm como objetivo não somente reforçar a presença física do Inea no parque, mas também oferecer melhores condições de visitação para os visitantes, sempre visando ao uso consciente do parque para o lazer e o ecoturismo – disse André Ilha.

A solenidade contou com as presenças do prefeito de Santa Maria Madalena, Arthur Lima Garcia; do secretário de Meio Ambiente de São Fidélis, Teodoro Pinheiro Filho; do representante da Prefeitura de Campos, Roger Coutinho; e da representante do Conselho Consultivo, Magdala Feijó.

Com 22,4 mil hectares, o Parque Estadual do Desengano abrange áreas dos municípios de Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos. Além da proteção da biodiversidade, o parque possui várias nascentes em seu interior. O relevo montanhoso tem como ponto culminante o Pico do Desengano (1.761 metros). O maior atrativo do parque são as trilhas, que percorrem belos cenários naturais e cachoeiras. A solenidade foi incluída na programação do aniversário do município, que completa 150 anos no dia 8 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário