quinta-feira, 3 de maio de 2012

FUNDO DE R$ 21 MILHÕES SERÁ REPARTIDO POR 1.603 CATADORES DO ATERRO DE GRAMACHO


A quantia de R$ 21 milhões destinada ao Fundo de Participação dos Catadores de Gramacho será repartida por 1.603 catadores de material reciclado que atuaram no aterro controlado de Gramacho, em Duque de Caxias, até janeiro de 2011, data em que foi anunciado o encerramento dos trabalhos no local. 



Este recurso é uma das contrapartidas previstas no contrato de concessão da empresa Novo Gramacho para explorar o gás metano produzido no aterro. O valor será antecipado aos catadores em cota única pela Prefeitura do Rio, que receberá o reembolso da empresa em 15 parcelas anuais. A quantia tem por objetivo ajudar a inclusão dos catadores cadastrados em atividades alternativas ao trabalho que vinham realizando em Gramacho. 

A lista com os 1603 nomes que serão contemplados pelo Fundo de Participação dos Catadores de Gramacho foi levada hoje (26/4) pelo presidente do Conselho de Lideranças de Gramacho, Tião Santos, para aprovação na segunda reunião do conselho gestor do fundo, que contou com a participação do secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc. 

Os critérios utilizados para seleção dos nomes levaram em consideração o tempo de atuação do catador no aterro, bem como suas condições físicas e mentais: “Tem gente na lista que estava há dois anos fora de Gramacho por causa de um acidente no lixão, mas trabalhou por 25 anos. É questão de bom senso, justiça social”, disse Tião. 

Para Minc, que vem ajudando a articular, desde o início do ano passado, alternativas de trabalho e renda para os catadores do aterro controlado de Gramacho, a definição dos cotistas do fundo de apoio é um avanço: “Essa experiência traçou um novo paradigma. Vamos erradicar todos os lixões do estado até 2014, e ela servirá de exemplo”. 

Minc disse ainda que o gás metano, captado em Gramacho, passará a ser fornecido para a Refinaria de Duque de Caxias (Reduc) em maio. Dos recursos obtidos com a venda do gás metano, 18% serão destinados à recuperação ambiental do bairro de Jardim Gramacho. 

“A ideia é transformar em algo sustentável um caso de agressão, humilhação e degradação humana e ambiental. Em breve, anunciaremos a instalação do polo de reciclagem, com moinho de PET, caminhão e compactadores, outra demanda dos catadores da região”, disse o secretário.

Com a entrega oficial da lista para todos os órgãos que compõem o Conselho Gestor do Fundo de Apoio aos Catadores, que deverá ocorrer amanhã pela manhã, a Caixa Econômica Federal (CAIXA) terá 48h úteis para iniciar a abertura das contas bancárias em nome dos trabalhadores. “Esperamos que na próxima quarta-feira (02/05) estejamos com um posto avançado dentro do aterro. Lá o catador munido de qualquer documento de identificação, com foto e um comprovante de residência, será cadastrado, e, no máximo em um mês, esperamos retornar ao local para entregar cartão e senha aos novos correntistas”, afirmou o gerente regional da CAIXA, Thiago Blanc.  

Roberta Alves, mais conhecida em Gramacho como Docinho, disse que os membros beneficiados pelo fundo, que participam da Associação Carioca de Catadores e Ex-catadores, vão investir na reciclagem de resíduos de construção civil: “Organizados, nos superamos. Hoje o catador é reconhecido pelo poder público e pela sociedade”. 

Para o representante da Novo Gramacho, Isaias Bezerra, o processo de criação do Fundo de Participação dos Catadores e do seu conselho gestor foi uma vitória da democracia participativa: “Não tivemos mediadores. Os catadores se organizaram, afirmaram e pleitearam por si”.


* Por Ascom SEA

Nenhum comentário:

Postar um comentário