segunda-feira, 7 de maio de 2012

Estudantes acompanham de perto o trabalho de catadores em Resende


Bernard Viegas

Cerca de 20 alunos do Colégio Estadual José Medeiros tiveram a oportunidade de acompanhar de perto a rotina de catadores de materiais recicláveis, durante visita à Associação de Catadores Recicla Resende, no município de Resende, realizada pela equipe do Programa Coleta Seletiva Solidária no dia 09/04.


A atividade com os estudantes, que também conheceram o aterro controlado e a Associação dos Garimpeiros do Aterro Sanitário de Resende, faz parte do processo de implantação da Coleta Seletiva Solidária no colégio e tem como objetivo conscientizar os jovens sobre a importância da separação dos resíduos, a fim de garantir o descarte adequado para os mesmos.

Na primeira parte da visita os alunos conheceram o aterro controlado de Resende, que recebe cerca de 100 toneladas de lixo diariamente. Na ocasião, os técnicos do aterro apresentaram o local onde os resíduos são depositados e explicaram as principais diferenças entre lixões e aterros.

 A importância dos catadores de materiais recicláveis foi tema da segunda parte da visita, onde os alunos acompanharam de perto o trabalho realizado pelos catadores na Associação dos Garimpeiros do Aterro Sanitário de Resende. Nesta etapa, os jovens entenderam como funciona todo processo de reciclagem e reutilização dos materiais que chegam na associação e conseguiram identificar os diversos tipos de materiais recicláveis, como plásticos, papéis vidros e metais.

A próxima atividade com os alunos acontece no próximo dia 21/05. Na ocasião, os jovens terão a oportunidade de participar de uma palestra que dará continuidade ao processo de implantação da coleta seletiva no colégio.




OBS: No dia 13/04 alunos do Colégio Estadual Aníbal Benévolo de Resende também participaram dessas atividades, que está inserida no Eixo Escolas do Programa Coleta Seletiva Solidária


Nenhum comentário:

Postar um comentário