segunda-feira, 19 de março de 2012

ATRIZ INAUGURA USINA DE RECICLAGEM E HOMENAGEIA A PRESIDENTE DO INEA

A atriz Isabel Fillardis, atuante nas questões nacionais de cunho social e ambiental, homenageará a presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, nesta terça-feira (dia 20/3), às 10 horas, durante a inauguração da primeira Usina de Triagem e Reciclagem do Estado do Rio de Janeiro (UTR-RJ), no Santo Cristo, bairro da zona portuária da cidade.

Segundo a atriz, a iniciativa é em reconhecimento a atenção dispensada por Marilene Ramos às questões que envolvem os catadores de materiais recicláveis e ao implemento da coleta seletiva no Estado. “Principalmente, para a realização do evento Doe Seu Lixo por Música, realizado na Praça da Apoteose em 2008 e que foi um dos principais fatores que nos possibilitou realizar a construção de nossa UTR-RJ”, ressalta Fillardis.

Em 2003, a atriz fundou, ao lado de seu marido, Julio Cesar Santos, o Instituto Doe Seu Lixo, oferecendo oportunidade de trabalho à pessoas que viviam abaixo da linha de pobreza e dando início à valorização e profissionalização dos catadores de materiais recicláveis. A instituição atua na inclusão das cooperativas de catadores na logística reversa e se empenha em buscar a eficiência administrativa, financeira e operacional, tornando a reciclagem um negócio autossuficiente e que ainda colabora para o desenvolvimento sustentável.

A UTR-RJ é um centro de excelência em triagem de resíduos sólidos recicláveis. Possui equipamentos de alta tecnologia operados por catadores capacitados, num sistema inédito em gestão de resíduos por cooperativas no País. Com o objetivo de solucionar o problema da destinação inadequada dos resíduos, o Instituto desenvolve metodologias de gestão para todo o processo produtivo das cooperativas, investe em tecnologia – como o sistema de rastreamento, via satélite, dos resíduos coletados – e promove a capacitação dos catadores, dando oportunidade de trabalho e renda a pessoas que antes tiravam sustento dos lixões em condições insalubres.

Um dos principais fatores que tornou possível a construção da UTR-RJ, entregue para a gestão da cooperativa de catadores Socitex, foi a realização, em novembro de 2008, do show Doe Seu Lixo por Música, realizado na Praça da Apoteose. O evento teve o apoio de artistas, como os cantores Dudu Nobre, Arlindo Cruz, Carlinhos Brown, Serjão Loroza, Rodrigo Maranhão, Toni Garrido e Bochecha, as cantoras Ivone Lara e Fernanda Abreu, a jornalista Glória Maria, o grupo Charlie Brown Jr, a atriz Sophie Charlotte, entre outros; além de representantes do Governo do Estado, da Coca-Cola Brasil e de outras instituições.

O show resultou no envovimento de um número maior de pessoas e empresas na coleta seletiva e posicionou o Rio no Ranking Brasil como a primeira cidade a realizar um evento de música cujo ingresso foi pago com lixo reciclável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário