sexta-feira, 16 de março de 2012

MAIS DE 10 MILHÕES DE PESSOAS TERÃO DESTINAÇÃO ADEQUADA DE RESÍDUO EM 2012.



O audacioso projeto de erradicar os lixões no Estado do Rio de Janeiro, dando aos 92 municípios destinação adequada dos resíduos sólidos até 2014 vem se tornando realidade. Coordenado pela Secretaria Estadual do Ambiente e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) o Lixão Zero começa o ano de 2012 com 18 aterros sanitários em atividade, mais três em fase de finalização e o fechamento do aterro de Jardim Gramacho.

A estimativa é que até o final do ano, 71 municípios do Estado terão destinação adequada do lixo que produzem, esse número representa 85,7% de resíduos em aterros sanitários e mais de 10 milhões de pessoas beneficiadas. Em março foram inaugurados os aterros sanitários de Belford Roxo o de São Gonçalo, até o final do mês será inaugurado o de Barra Mansa e no segundo semestre começarão a operar os de Vassouras e Paracambi.

Também previsto para acontecer no dia Mundial do Ambiente (05/06) o fechamento do aterro de Gramacho, que está no limite de sua capacidade e já apresenta sinais que, uma parte do lixo acumulado ali nos últimos 36 anos, pode verter para dentro da Baia de Guanabara. No local, há famílias vivendo em situação degradante, sem água encanada e em casas de papelão e madeira no meio do lixo. Há muitas crianças e animais como cães, gatos e porcos circulando entre montanhas de lixo.

Ano passado a SEA/Inea realizou o cadastramento dos catadores que receberão benefícios, como o Bolsa Família, do governo federal. O Plano de Apoio aos Catadores prevê também a capacitação dos catadores para inserção no mercado de trabalho, além do aprimoramento em técnicas de reciclagem e do oferecimento de cursos de empreendedorismo

A destinação final do lixo gerado no município do Rio de Janeiro, Nilópolis, Duque de Caxias, Mesquita, São João de Meriti e Queimados, que depositavam o lixo em Gramacho já esta definida. Nos últimos meses a capital fluminense vem direcionando os resíduos para o Centro de Tratamento de Resíduos(CTR) de Seropedica de forma crescente e não totalizada.

Na Baixada Fluminense, os municípios de Mesquita e Nilópolis, estão dispondo no aterro de Adrianópolis, em Nova Iguaçu. As duas localidades fazem parte do programa Compra de Lixo Tratado, da Secretaria Estadual do Ambiente e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que fornecer apoio técnico e financeiro ao município que se dispuser a dar destinação final do lixo urbano em locais de tratamento e destinação sanitária com licenças ambientais aprovadas.

O município de São João do Meriti está negociando para, através de apoio do mesmo programa, destinar seus resíduos em outro aterro licenciado. Queimados irá destinar no CTR de Paracambi, assim que este, em breve for inaugurado. Duque de Caxias esta em fase de negociação com a SEA/Inea iniciar conversões e licitar a contratação de um aterro sanitário licenciado, e com capacidade para receber seus resíduos.

O projeto faz parte do Programa Pacto pelo Saneamento da SEA e seu órgão executador, Inea que além de priorizar a erradicação dos lixões e à implantação de aterros sanitários- solução ecologicamente correta para o descarte do lixo-, visa dobrar a coleta de tratamento de esgoto em todo o Estado.

O sub-programa Lixão Zero estabelece que até 2014, todo o território fluminense deverá estar coberto por consórcios ou acordos entre municípios para a instalação de aterros sanitários regionais. Ao mesmo tempo, o Governo do Estado esta investindo em programas de coleta seletiva como o projeto Coleta Seletiva Solidária implantado pela Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Nenhum comentário:

Postar um comentário