quarta-feira, 21 de março de 2012

Múltiplas atividades marcam as comemorações pelo Dia Mundial da Água



O Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, será marcado por múltiplas atividades realizadas pela Sea e pelo Inea. Logo pela manhã, a partir das 9h, o secretário Carlos Minc e a presidente do Inea, Marilene Ramos, participam, na Colônia de Pescadores Z13, no Posto 6, de um mutirão de limpeza do mar com dezenas de pescadores e estudantes.

Às 10h, no nosso auditório, Minc e Marilene lançam a nossa primeira revista técnica “Ineana” seguido de palestras, debates, oficinas. O tema em destaque será, é claro, os recursos hídricos.

O Encontro das Águas, Espaço do Ambiente do Inea, na Lagoa Rodrigo de Freitas será outro palco de atividades. Das 9h30 às 13h, do dia 23/03, sexta-feira, alunos do Instituto Superior de Educação do RJ (Iserj) participam de atividades como o monitoramento sistemático da qualidade da água da lagoa e oficina de combate à dengue. No local também pode ser visitada a exposição interativa Lagoa Limpa, o Laboratório Móvel da Cedae (mini-ETA), além de exibições de filmes.

Marilene fará a primeira palestra, às 10h30, sobre o estado das águas no território fluminense. A revista Ineana reúne artigos técnicos sobre questões ambientais e terá periodicidade semestral.

A partir das 13h30, ainda no auditório do Inea, acontecem palestras para estudantes, agentes ambientais e entidades comunitárias e ambientais sobre o projeto Ecobarreiras 2016, com a nossa técnica Carmen Lucariny; e sobre o pacto do saneamento no RJ, com a coordenadora de Políticas de Saneamento Municipais da SEA, Eloísa Torres. Às 14h30 começa a exibição dos filmes O Caminho das Águas e Florestas e Homens. Das 15h30 às 16h haverá doação de mudas da Mata Atlântica.

Também na quinta-feira, às 14h, no Centro Cultural da Uerj, acontece o evento “Sem água, sem folha, sem orixá”, que vai empossar o conselho de guardiões do sagrado e da natureza. O conselho reunirá autoridades religiosas de matriz afro-brasileira e vai atuar na construção de políticas públicas que garantam a diversidade da vida e das culturas em unidades de conservação e a proteção das águas, compatibilizando práticas culturais e ambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário