quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA AMPLIA E CHEGA A 45 MUNICÍPIOS



A valorização e inclusão social dos catadores de materiais recicláveis e a melhoria da gestão dos resíduos sólidos dos municípios do Estado do Rio de Janeiro são os principais objetivos do projeto Coleta Seletiva Solidária implantado pela Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). 

Segundo pesquisa realizada anualmente pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o Rio é um dos estados brasileiros que mais produzem lixo. Se joga fora, por dia, uma média 1,861 Kg de detritos. 

Diante deste cenário, foi elaborado, em 2008, pela SEA/Inea, o Programa Lixão Zero, dentro do Pacto pelo Saneamento, cujo principal objetivo erradicar os lixões do estado do Rio de Janeiro e, com a coleta seletiva, diminuir o volume de lixo a ser aterrado, aumentando a vida útil dos aterros.

O Programa Coleta Seletiva Solidária já assessora 45 municípios nas seus esforços de implantação da Coleta Seletiva solidária municipal, e desses 13 municípios já implantaram seus programas municipais de coleta seletiva siolidária, com a inclusão dos catadores históricos de materiais recicláveis. O programa é desenvolvido através de oficinas de capacitação e planejamento participativo da Coleta Seletiva Solidária em quatro linhas de ação: gestores públicos municipais, escolas estaduais, órgãos públicos estaduais e catadores.

Nos municípios, as oficinas acontecem uma vez por mês por cinco meses para que a implantação da coleta seletiva solidária seja planejada de modo participativo onde todos os atores envolvidos possam discutir e contribuir para a construção de um programa municipal de coleta seletiva, inclusivo e duradouro. A próxima capacitação acontece no município de Miguel Pereira, dia 05/03/2012.

O Instituto vem desenvolvendo politicas de valorização do trabalho dos catadores através de cursos de capacitação e apoio a estruturação dos grupos em cooperativas ou associações. Segundo a presidente do Inea, Marilene Ramos, desde novembro de 2008, o Instituto vem buscando capacitar os catadores de forma a gerar uma melhoria da viabilidade econômica de seus empreendimentos. Acontece no dia 22/03/2012 em Angra dos Reis, a próxima capacitação para os catadores, na cooperativa Jabirangra.

Nas oficinas são abordados os seguintes temas: mapeamento de riscos dos locais de trabalho de organizações de classificação de materiais, logística – noções para elaboração de projeto de arranjo-físico do processo de reclassificação de materiais recicláveis, educação previdenciária, capacitação para cuidados aplicados à creche e cuidados iniciais em situações de urgência – CISU. 

Para mais informações, sobre como receber esse programa nos municípios e escolas basta acessar o site do Inea http://www.coletaseletivasolidaria.com.br/

2 comentários:

  1. boa tarde.
    Sou moradora de itaipu, Niterói e estou interessada em plantas mudas de arvores nativas nas calcadas da minha rua e gostaria de saber se consigo doacao de mudas e onde.
    grata,

    ana claudia

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Ana, entre em contato conosco pelo tel: 2334 9672 para detalhes.

    Temos um programa chamado Rede das Árvores que incentiva a plantação de mudas nativas. Acesse nosso site www.rededasarvores.com.br e saiba como participar.

    ResponderExcluir