terça-feira, 7 de junho de 2011

CAMPANHA CONTRA BALÕES É RELANÇADA NO DIA MUNDIAL DO AMBIENTE

                          


O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, relançou oficialmente a campanha anual Soltar Balão é Mó Queimação, de conscientização da sociedade sobre o perigo que representa para a natureza a prática de soltar balões. A ação aconteceu neste domingo, 05/06), na feira de atividades ecológicas em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, promovida no Aterro do Flamengo, na Zona Sul.

Minc explicou que soltar balão é crime ambiental. O artigo 41 da Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605/98) prevê pena de dois a quatros de prisão e multa para quem comete este tipo de delito. 

- O envolvimento na prática baloeira é um perigo por conta das suas consequências legais e judiciais. O fogo é implacável, destrói vidas, casas e bairros. As áreas verdes são fontes de vida e de riqueza natural, e um incêndio gera prejuízo ambiental incalculável para toda a sociedade - afirmou Minc. 

O secretário do Ambiente ressaltou ainda que uma das causas dos incêndios florestais é a prática de soltar balões. “Em levantamento feito ao longo deste ano, verificou-se que os incêndios provocados pela queda de balões correspondem a 31% dos casos. Essas queimadas são uma das grandes responsáveis pela perda de cobertura florestal no Rio de Janeiro.” 


As ações da campanha são realizadas pela Secretaria de Estado do Ambiente em parceria com o Batalhão de Polícia Florestal do Meio Ambiente. De acordo com o Sargento Pontes, a unidade florestal apreende os equipamentos por meio de denúncias anônimas e também trabalha para coibir o tráfico de animais silvestres.

- O nosso batalhão coíbe os crimes ambientais referentes à fauna e à flora. Na época de junho muita gente solta balão. É preciso ter consciência, o balão de festa junina é bonito, colorido, mas agride o meio ambiente. Precisamos preservar o que temos – ressaltou.


Apesar da prática de soltar balões ocorrer todo ano, a maior incidência acontece nos meses de junho e julho, época das tradicionais festas juninas. Por isso, a campanha Soltar Balão é Mó Queimação é sempre relançada oficialmente nesta época – embora dure o ano inteiro. 

Segundo levantamento do Corpo de Bombeiros, em 2010, 4.653 ocorrências de incêndios florestais foram registradas no Estado do Rio de Janeiro, a maioria provocada por queda de balões. Nos meses de junho e julho do ano passado, foram registrados 1.596 incêndios florestais. Já em 2011, somente no mês de maio, houve 2.461 ocorrências, sendo as regiões Serrana e Metropolitana as áreas com maior número de incêndios registrados. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário