sexta-feira, 3 de junho de 2011

RIO REGISTRA MENOR ÍNDICE DE DESMATAMENTO DA MATA ATLÂNTICA

Anúncio foi feito durante a solenidade de abertura da Semana do Ambiente


No Ano Internacional das Florestas (2011), instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Rio de Janeiro comemora um feito histórico: foi o único estado do país a registrar o menor índice de desmatamento da Mata Atlântica. Nos últimos dois anos, foram registrados 315 hectares de perda de cobertura deste importante bioma provocado por desmatadores. 

A afirmativa é do secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, que participou hoje (01/06) da solenidade de abertura da Semana do Meio Ambiente, em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente (05/06), na sede da SEA, no Centro do Rio. 

Segundo Minc, a cobertura da floresta até aumentou por ocasião das medidas de reflorestamento adotadas nos últimos anos. Hoje, o percentual é de, aproximadamente, 19%, sendo que o Rio de Janeiro já era o estado que possuía a maior cobertura da Mata Atlântica do país, entre 15% e 16%. 

“Dobramos a área de Mata Atlântica protegida por municípios, passando de 101 mil para 209 mil hectares, o equivalente a um aumento de 60% de área protegida. Criamos parques estaduais e lançamos campanhas em defesa da biodiversidade. Passamos a exigir na emissão de licenças ambientais que os empreendedores destinem um percentual para investimentos em saneamento, reflorestamento e na preservação de alguma espécie”, disse. 

Minc citou como exemplo o licenciamento para o Porto do Açu, no Norte Fluminense, em que o Governo do Estado exigiu do empreendedor a destinação de R$ 8 milhões na preservação do corredor florestal da região, onde vive o macaco muriqui. 

“A nossa meta é dobrar a cobertura de Mata Atlântica em dez anos. Isso é para dar uma resposta ao que está acontecendo atualmente, com o absurdo proposto no novo Código Florestal, com a volta dos correntões, como está acontecendo no Estado do Mato Grosso, método que arranca florestas pela raiz e mata animais, e com o assassinato de defensores das florestas no Pará. O Rio de Janeiro será a trincheira da resistência, um exemplo para o país que busca reverter esse triste quadro que estamos vivenciando”, declarou Minc. 

Na abertura da cerimônia pela Semana do Meio Ambiente, Minc também reiterou o empenho do Governo do Estado em ampliar o saneamento no estado, bem como em erradicar todos os lixões do território. “Em breve, vamos lançar um mapa, uma espécie de contador regressivo, com os lixões eliminados e os consórcios de municípios atendidos por aterros sanitários”, afirmou. 


Palestra de André Trigueiro 


A solenidade de abertura contou com a palestra de André Trigueiro, conceituado jornalista da área ambiental. Com foco no aquecimento global, Trigueiro ressaltou a importância da participação de cada cidadão para reverter o quadro, sobretudo através do consumo consciente. “Coleta seletiva, comprar produtos de empresas que investem no meio ambiente, incentivar a reciclagem são algumas atitudes que fazem a diferença”, afirmou. 

Segundo estimativa da Agência Internacional de Energia (AIE), divulgada em 30 de maio, as emissões de gases do efeito estufa, que contribuem para agravar o aquecimento global, atingiram novo recorde no ano passado, após breve queda em 2009. Segundo a agência, 30,6 bilhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) foram lançadas na atmosfera em 2010. 

Trigueiro lembrou que o crescimento das emissões coloca em risco o objetivo de limitar em 2 graus Celsius o aumento da temperatura média global até o fim do século, conforme acordado na reunião do clima da ONU, realizada em Cancún (México), no ano passado. 


Semana do Meio Ambiente 


Gratuito e aberto ao público, o projeto Ambiente de Portas Abertas tem o objetivo de aproximar a população da temática ambiental. Nesse sentido, de1 a 3 de junho, a SEA e o Inea estão abrindo, literalmente, suas portas para sessões de cinema, com filmes socioambientais e pipoca. Também serão oferecidas aos participantes palestras sobre sustentabilidade, paisagismo, consumo consciente, economia verde e Agenda 21. 

Na sexta-feira (03/06), a partir das 14h, quem passar pelo espaço de educação ambiental Encontro das Águas, na Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul do Rio, poderá conferir a exposição Lagoa Limpa e a apresentação do Teatro da Dengue, da Trupe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Neste mesmo dia, estudantes do Colégio Pedro II participarão de uma visita guiada à usina de compostagem Vila Verde, em Magé. 

No domingo (05/06), data definida pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente como o Dia Internacional do Meio Ambiente, artistas circenses, grafiteiros e contadores de história se somarão a oficinas de educação ambiental na Festa do Ambiente, que começará às 10h, no Aterro do Flamengo, na altura da Rua Dois de Dezembro. O secretário Carlos Minc estará presente. 

Organizada pelas superintendências de Educação Ambiental da SEA e do Inea, o encontro de encerramento da Semana do Ambiente de Portas Abertas contará com a participação de entidades ambientalistas, do Batalhão Florestal e da Prefeitura do Rio de Janeiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário