quarta-feira, 23 de março de 2011

ATIVIDADES PELO DIA MUNDIAL DA ÁGUA REÚNEM 200 PESSOAS NO ENCONTRO DAS ÁGUAS

Pelo menos 200 pessoas, entre estudantes e público em geral, participaram na manhã de terça-feira (22/03) das atividades comemorativas do Dia Mundial da Água no Encontro das Águas, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Agentes de educação ambiental da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura, Instituto Casa do Pau Brasil e Batalhão Florestal fizeram esquetes sobre vetores de doenças, como a dengue, além de demonstrações sobre o monitoramento da qualidade da água e oficinas de mosquitecas (armadilhas para o aedes aegypti).



 
As atividades, que marcaram o encerramento da Semana da Água promovida pela SEA e Inea, em parceria com a Prefeitura, prosseguiram no auditório da sede do instituto, com palestras para estudantes de pós-graduação da Universidade Cândido Mendes. A diretora de Gestão das Águas e do Território do Inea, Rosa Formiga, discorreu sobre a situação atual da gestão das águas no estado.

A presidente do Inea, Marilene Ramos, afirmou que a Semana da Água do Inea, que teve como objetivo oferecer aos estudantes um panorama completo do ciclo da água, é parte do trabalho de conscientização ambiental do instituto para que haja água disponível em quantidade e qualidade suficiente para as futuras gerações.

- Este trabalho precisa ser permanente, por mais que outros temas ambientais, como as mudanças climáticas, ocupem a pauta eventualmente. E a conscientização deve incluir as ações do cotidiano, como evitar jogar lixo nos rios ou qualquer desperdício de água, por exemplo – disse Marilene Ramos.

A Semana da Água, que começou no dia 18, contou com a participação de estudantes do ensino fundamental da Escola Municipal Dunschee de Abrantes, do Colégio Dom Pedro II, do Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral, do Curso de Formação de Agentes Ambientais de Nova Sepetiba e da pós-graduação da Cândido Mendes, entre os quais alunos do curso de Educação Ambiental promovido pelo Instituto Eventos Ambientais.

Além de palestras na sede do Inea, que reuniram em média 40 estudantes, foram programadas visitas ao Centro de Tratamento de Resíduos de Nova Iguaçu e às Estações de Tratamento da Pedra Branca e Alegria. Na Pedra Branca, além de visitar a estação, cerca de 75 estudantes fizeram uma caminhada interpretativa até a nascente do Rio Grande, plantaram mudas e ouviram palestra sobre a gestão participativa das águas.

O Dia Mundial da Água foi instituído em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com a publicação da Declaração Universal dos Direitos da Água, que destaca a situação da água como um patrimônio do planeta, que não deve ser desperdiçado nem poluído, e cuja utilização deve ser feita segundo a lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário