segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

INEA TRABALHA PARA LIBERAR ACESSOS EM LOCALIDADES DE TERESÓPOLIS

A presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, informou neste domingo (16/01) que a prioridade da equipe de ação emergencial de Teresópolis será a desobstrução de ruas e estradas e a recuperação de pontes para agilizar o socorro aos moradores e retomar o escoamento da produção agrícola do município. Marilene passou o final de semana em Teresópolis e vistoriou o trabalho realizado em localidades como Caleme e Posse, devastadas pela chuva.

Além de sobrevoar a área e percorrer os locais atingidos acompanhada do engenheiro Raul Araújo, responsável pela equipe de emergência no município, a presidente do Inea reuniu-se com o prefeito Mário Jorge, que expressou sua preocupação com os prejuízos sofridos pelos produtores rurais da região. O trabalho de recuperação dará ênfase à recuperação e desobstrução de pontes sobre os rios Vieira, Calado e Bengalas, o que irá permitir a normalização do escoamento da produção agrícola.

- Máquinas e equipamentos utilizados pelo Inea em projetos como o Limpa Rio, que promove o desassoreamento de corpos hídricos, foram deslocados de todo o estado para o apoio aos municípios atingidos. Vamos permanecer o tempo necessário para a normalização e recuperação dos acessos aos locais atingidos, atuando em conjunto com os demais órgãos estaduais envolvidos nas ações de emergência e com as prefeituras – disse Marilene Ramos.

Os equipamentos incluem caminhões, pick-ups, escavadeiras e retroescavadeiras, além de cerca de 70 trabalhadores. Além do trabalho em estradas e pontes, o Inea também apoiou o trabalho da Defesa Civil no resgate de vítimas e transporte de mantimentos. Funcionários das superintendências regionais e das unidades de conservação estão trabalhando como voluntários e doações recolhidas na sede do instituto foram transportadas para a Região Serrana durante o final de semana.

A ação do Inea vai se estender aos demais sete municípios atingidos pela chuva, como Friburgo, que recebeu dezenas de caminhões, escavadeiras e tratores, além de cerca de 50 homens. A estimativa é que cerca de 200 máquinas e equipamentos, além de dezenas de trabalhadores, atuem no atendimento a Petrópolis, Areal, São José do Vale do Rio Preto, Bom Jardim, Sumidouro e Santa Maria Madalena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário