terça-feira, 18 de janeiro de 2011

EXPOSIÇÃO INTERATIVA ATRAI O DOBRO DE VISITANTES AO ENCONTRO DAS ÁGUAS

Em pouco mais de duas semanas após a reinauguração, o Encontro das Águas - Espaço do Ambiente, na Lagoa Rodrigo de Freitas, vem recebendo o dobro da média diária de visitantes, considerando, inclusive, o período de feriados das festas de fim de ano. O centro de atividades culturais e de educação ambiental do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão da Secretaria de Estado do Ambiente, recebeu 1.020 visitantes entre os dias 21 de dezembro e 8 de janeiro último, que assistiram a exposição interativa sobre a história da Lagoa e o projeto de recuperação ambiental Lagoa Limpa.

A mostra permite inúmeras descobertas sobre o bioma local como, por exemplo, que o espelho d’água tinha originalmente o dobro do tamanho atual, de 2,2 km². Além de fatos históricos, a exposição revela a complexidade do trabalho que vem sendo feito para a revitalização do eseplho d’água que hoje, por ter seu entorno tão densamente povoado, é extremamente difícil.

Na exposição é possível conhecer as tecnologias inovadoras que estão sendo utilizadas e desenvolvidas na despoluição das águas. Um dos sistemas em desenvolvimento, denominado de dutos afogados, consiste na instalação de galerias submersas no Canal do Jardim de Alah para renovação das águas por meio de troca com o mar de modo a evitar novas ocorrências de mortandade de peixes.

Entre os sistemas já instalados, os visitantes podem conhecer de forma interativa o funcionamento da dragagem com cortina de siltagem, que retira até partículas menores de sedimentos, e o de sondas, que monitora a qualidade das águas e controla por meio de filmagem toda a rede pluvial e instalações de esgoto no entorno da lagoa, para combater ligações clandestinas.

Estão disponíveis também informações sobre o Centro de Controle Operacional de Esgoto (CCOE), que em conjunto com as estações de tratamento estão reduzindo ao menor nível os índices de coliformes fecais nas praias de Copacabana, Ipanema e Leblon.

O projeto de recuperação da Lagoa é resultado de uma parceria público privada entre a EBX e o Governo do Estado. A mostra, bem como, a reforma do Encontro das Águas foram patrocinadas pelo grupo do empresário Eike Batista, que investiu R$ 400 mil na restauração e na aquisição de novos equipamentos, além dos R$ 15 milhões em investimentos no programa de recuperação da lagoa.

O encontro das Águas abriga anualmente exposições, shows, exibe vídeos e filmes, também são promovidas palestras no espaço, entre outras agendas culturais de cunho ambiental para o público em geral e para grupos, sobretudo para escolas das redes públicas e privada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário