segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

INEA CONCLUI ESTUDO EM SANTA CRUZ

A Diretoria de Informação e Monitoramento Ambiental, através da Gerência de Qualidade do Ar realizou um estudo socioambiental nas comunidades situadas no entorno da Companhia Siderúrgica do Atlântico, em Santa Cruz com o objetivo de verificar a percepção dos moradores quanto à qualidade do ar na região.

O planejamento das ações contou com a realização de reuniões com a Companhia Siderúrgica do Atlântico, Unidades de Saúde locais e Associações de Moradores visando o conhecimento da realidade local e o planejamento do trabalho de campo. Foi preparado um formulário de perguntas para as entrevistas a serem realizadas nas comunidades.

Cerca de 40 agentes comunitários de saúde sob a coordenação técnica da GEAR realizaram visitas domiciliares em 20 comunidades da área, nos dias 17/12/2010, 28/12/2010 e 06/01/2011 totalizando 411 moradores entrevistados. Os trabalhos contaram também com a colaboração da equipe da Gerência de Educação Ambiental.

O resultado do estudo demonstrou que 86,8% dos entrevistados não consideram de boa qualidade o ar que respiram na região, 71,0% disseram que o ar em suas residências está com poeira, 85,6% observou que o ar apresentou estas características recentemente, 43,4% responderam que a origem deste incômodo é da CSA, 86,2% responderam que este incômodo afeta seu bem estar e 81,0% afirmaram que a poluição prejudica a saúde principalmente de crianças, idosos e pessoas que já apresentavam algum tipo de alergia.

Os dados do estudo estão disponibilizados na GEAR através do tel 23349607 com a Rosane, responsável técnica pelo estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário