quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Exposição Lagoa Limpa conquista o público no Encontro das Águas

Mostra interativa reúne cerca de 3 mil pessoas no primeiro mês de exposição



Pelo menos 3.300 pessoas, a maioria estudantes, visitaram entre os dias 21 de dezembro e 31 de janeiro, a exposição interativa “Lagoa Limpa”, no Encontro das Águas, Espaço do Ambiente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Secretaria de Estado do Ambiente, na Lagoa Rodrigo de Freitas. 

A mostra retrata a história da Lagoa Rodrigo de Freitas e o projeto de recuperação ambiental Lagoa Limpa. A exposição permite inúmeras descobertas sobre a história do bioma local como, por exemplo, que o espelho d’água tinha originalmente o dobro do tamanho atual, de 2,2 km². Além de fatos históricos, revela a complexidade do trabalho que vem sendo feito para a revitalização da Lagoa que hoje, por ser tão densamente povoada, é extremamente difícil. 

Na exposição é possível conhecer as tecnologias inovadoras que estão sendo utilizadas e desenvolvidas na despoluição das águas. Um dos sistemas em desenvolvimento, denominado de dutos afogados, consiste na instalação de galerias submersas no Canal do Jardim de Alah para renovação das águas por meio de troca com o mar. 

Entre os sistemas já instalados, os visitantes podem conhecer de forma interativa o funcionamento da dragagem com cortina de siltagem, que retira até partículas menores de sedimentos, e o de sondas, que monitora a qualidade da água e controla por meio de filmagem de toda a rede pluvial e instalações de esgoto no entorno do espelho d´água, para combater ligações clandestinas. 

Estão disponíveis também informações sobre o Centro de Controle Operacional de Esgoto (CCOE), que em conjunto com as estações de tratamento estão reduzindo ao menor nível os índices de coliformes fecais nas praias de Copacabana, Ipanema e Leblon. 

O projeto de recuperação da Lagoa é resultado de uma parceria público privada entre o Grupo EBX e o Governo do Estado, por meio da ex-secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, hoje presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). 

A mostra, bem como, a reforma do Encontro das Águas, foram patrocinadas pelo Grupo do empresário Eike Batista, que investiu R$ 400 mil na restauração e na aquisição de novos equipamentos. Nas etapas em andamento do Projeto Lagoa Limpa estão sendo investidos R$ 15 milhões.

O encontro das Águas abriga anualmente exposições, shows, exibe vídeos e filmes, promove palestras entre outras agendas culturais de cunho ambiental para o público em geral e para grupos, inclusive escolas das redes públicas e privada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário