segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Consumo exagerado e desperdício ameaçam o futuro da comida


Em vários países, os governos estão desenvolvendo projetos para estimular a produção local. Em Nova York, por exemplo, a prefeitura usa espaços urbanos como terraços para produzir alimentos e aproveita a comida que é jogada no lixo como adubo.




A Organização Mundial de Meteorologia fez os cálculos e concluiu que o clima na Terra está mais quente e a previsão é de mais desastres. Na quinta-feira, o Bom Dia Brasil explicou que o calor já compromete a produção de comida. Nesta sexta, você vai ver as soluções para evitar catástrofes.

Tanta fartura, parece que nunca vai faltar comida. Nos últimos 50 anos, consumidores de países ricos se acostumaram com comida abundante e barata: 90% das frutas e 40% dos vegetais que os ingleses comem são importados.

"Se você vai ao supermercado , é difícil dizer o que é de qual estação", diz o ambientalista Lester Brown.
Mas especialistas alertam que o modo de consumo atual será insustentável no futuro: "Nós desequilibramos o meio ambiente com agropecuária intensiva e mecanizada. O solo está pobre, gastamos reservas de água", diz o especialista Surinder Singh.

Em Nova York, a prefeitura montou um plano para estimular a produção local. Não há muitas áreas disponíveis, mas a idéia é usar os espaços urbanos, até mesmo terraços de prédios altos, para aumentar a produção de alimentos e usar a comida que vai para o lixo como adubo.

Em West Yorkshire, na Inglaterra, há dois anos algumas mulheres plantam frutas e vegetais em toda a cidade: ervas na estação de trem, maças e pêras no jardim da escola.

Em Cuba, o fim da ajuda da antiga União Soviética levou o governo a uma solução radical: para economizar o petróleo usado em fertilizantes, pesticidas e combustível de caminhões foram criadas fazendas urbanas. O país consegue produzir 90% do que consome de grãos e vegetais, mas a dieta dos cubanos ficou pobre em carne, leite e derivados.

Nos Estados Unidos, a aposta é no cultivo de plantas geneticamente modificadas. Mas as preocupações sobre a segurança dessas plantações provocam críticas.

Consumidores dos países desenvolvidos jogam fora um terço da comida que compram. Nos Estados Unidos, o custo para se livrar do lixo chega a US$ 1 bilhão por ano. A técnica de compostagem, de aproveitamento do lixo orgânico como adubo, ainda não é comum no país.

Não existe solução pronta, mas especialistas sugerem que o caminho menos doloroso para enfrentar uma crise de alimentos seja usar os recursos de forma inteligente, consumir sem exageros e reduzir o desperdício.

 

3 comentários:

  1. vao tomar no meio do seu c+u

    ResponderExcluir
  2. bando de fdp essesite +e uma porcaria vcs q sefoda desgraçados tava fasendo um trabalho e na oachei nada nesse site poder aki melhora essa bosta kkkkkkk

    ResponderExcluir