Ampliar o esclarecimento as pessoas para romper com a cultura, muitas vezes familiar, de manter animais em gaiolas foi um dos pontos enfatizados no 1º Seminário Estadual de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres, promovido nesta sexta-feira (03/12) pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão executivo da Secretaria Estadual do Ambiente.
O seminário faz parte da série de atividades promovidas pela Sea/Inea em decorrência do Dia de Repressão ao Tráfico de Animais Silvestres, comemorado no último dia 1º. O comércio de animais silvestres é o terceiro maior negócio ilícito do planeta, superado apenas pelos tráficos de drogas e de armas.
Durante o evento foram realizadas oficinas de educação ambiental, exibição de vídeos, apresentação de teatro e grafite. Na quarta-feira, uma campanha educativa foi realizada no Largo da Carioca, em Friburgo e em Mesquita e reuniu dezenas de pessoas. Na abertura do seminário, o presidente do Inea, Luiz Firmino Martins Pereira, afirmou que o órgão é um parceiro do Ibama e que o combate a este crime precisa caminhar lado a dado com a conscientização.
- Temos de levar esclarecimento às pessoas para romper com essa cultura muitas vezes familiar de manter animais em gaiolas - enfatizou.
O seminário contou com a participação de representantes do Ibama, da Comissão de Meio-Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, de professores universitários e de organizações não-governamentais.
Entre as preocupações dos participantes foi destacada, ainda, a necessidade de construir centros adequados para a destinação de animais apreendidos no Estado do Rio, uma vez que muitos acabam morrendo por não receberem um socorro eficaz após serem libertados do cativeiro. Também foi debatida a necessidade de unificar os dados relacionados à apreensão de animais silvestres, a fim de se elaborar políticas de combate mais eficientes.
Uma nova campanha educativa que vai marcar o encerramento da programação da SEA/Inea será realizada neste domingo (05/12), das 9h às 16h, no Encontro das Águas da Secretaria Estadual do Ambiente, na Lagoa Rodrigo de Freitas, ao lado do Parque dos Patins. O evento terá a participação de organizações não-governamentais e haverá exibição de vídeos e distribuição de material de conscientização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário