quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Seminário discute Combate ao Tráfico de Animais Silvestres

Quando: 03/12, sexta-feira, às 9h
Onde: Auditório do Instituto Estadual do Ambiente (Avenida Venezuela, 110 - 6º andar - Centro - Rio)

O combate ao tráfico de animais silvestres, o terceiro maior negócio ilícito do planeta, superado apenas pelo tráfico de drogas e de armas, será tema de debates nesta sexta-feira (03/12). A secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, e o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino Martins Pereira, abrem às 9h, no auditório do Inea (Avenida Venezuela, 110) o 1º Seminário Estadual de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres, que tem o objetivo de promover a troca de experiências no combate ao tráfico e na defesa dos animais silvestres.

O seminário vai abordar iniciativas realizadas pelo Instituto Estadual do Ambiente, como a campanha Bichos na Mata, realizada pela Superintendência Regional Lagos São João, que incentiva a entrega de animais silvestres em cativeiro sem punição e prevê fiscalização intensificada, e projetos de educação ambiental. Outro tema abordado será a realidade da fauna nas unidades de conservação estaduais – na maioria das quais as maiores ameaças à fauna são, respectivamente, a caça, os atropelamentos e a captura de animais.

De acordo com a Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas), cerca de 38 milhões de animais brasileiros são retirados dos seus habitats todos os anos para abastecer este mercado ilegal. A maioria dos animais capturados provenientes da Mata Atlântica é enviada para o Rio ou São Paulo. Eles são vendidos em feiras livres ou lojas especializadas ou então exportados para Estados Unidos, alguns países da Europa e Japão. Cerca de 60% do total capturado, porém, é destinado ao mercado interno, abastecendo principalmente colecionadores particulares ou zoológicos clandestinos. A lógica do tráfico é cruel: quanto maior o risco de extinção, maior o valor do animal.

Além dos maus tratos causados aos animais, o tráfico de animais silvestres traz riscos à população através da transmissão de doenças, que podem vitimar principalmente crianças e os idosos. Em termos econômicos, a atividade clandestina também causa prejuízos, pois recruta pessoas carentes para trabalhar em uma atividade ilícita como uma fonte alternativa de renda e prejudica o ecoturismo, que é baseado no atrativo dos animais em seus ambientes naturais. A retirada dos animais dos seus habitats provoca danos ambientais sérios, já que eles se alimentam de insetos e fazem o controle biológico de pragas que prejudicam a lavoura.

No domingo, das 9h às 16h, no Espaço do Ambiente (Avenida Borges de Medeiros, 1444, Lagoa - ao lado do Parque dos Patins) uma nova campanha educativa encerra a programação da SEA/Inea alusiva ao Dia Estadual de Repressão ao Tráfico de Animais Silvestres. A campanha terá a participação de organizações não-governamentais e vai incluir atividades, exibição de vídeos e distribuição de material de conscientização.

Programação

9h Café Orgânico de Boas Vindas
Abertura
Marilene Ramos —Secretária de Estado do Ambiente, Luiz Firmino Martins Pereira —Presidente do INEA, Lourdes Guimarães - Assessora da Superintendência de Educação Ambiental / SEA, Rosa Formiga —Diretora de Gestão das Águas e do Território / INEA, Pólita Gonçalves —Gerente de Educação Ambiental / INEA, Eduardo Lardosa - Chefe de Serviço de Planejamento e Pesquisa da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas / INEA.
Mesa Redonda: Educação Ambiental e Direito dos Animais no Combate ao Tráfico de Animais Silvestres
Moderador: Washington de Oliveira Silva (GEUSO/DIBAP/INEA)
10h Projeto Bichos na Mata
Túlio Vagner dos Santos Vicente (Superintendente da SUPLAJ/INEA)
10h20 Projeto Brincando com Gaiolas
Antonio Carlos Pestana Rocha (PETP/DIBAP/INEA)
10h40 Educação Ambiental na Proteção e Defesa dos Animais
Thaís Salgado Pimenta (GEAM/DIGAT/INEA)
11h Sentio, Ergo Sum: Direito dos Animais e Ecologia Profunda
Dr. Fábio Corrêa Souza de Oliveira (UFRJ/UNIRIO)
11h20 Campanha Silvestre não é Pet
Elizabeth Mac Gregor (WSPA)
Mesa Redonda: Cenário Atual do Tráfico de Animais Silvestres
Moderador: Daniel Washington Evangelista (GEUSO/DIBAP/INEA)
14h Realidade da Fauna das Unidades de Conservação Estaduais do Rio de Janeiro
Diana Levacov (GEPRO/DIBAP/INEA)
14h20 Relatos do 1º Seminário Internacional sobre Animais Silvestres
Carlos Eduardo dos Santos Diniz (PETP/GEPRO/DIBAP/INEA)
14h40 Centro de Triagem de Animais Silvestres
Vinicius Modesto de Oliveira (CETAS/IBAMA)
15h Conexão entre o Tráfico de Animais Silvestres e a Fauna Exótica
Dr. Alcides Pissinatti (CPRJ/INEA)
15h20 Debate

Nenhum comentário:

Postar um comentário