quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Limpa Rio entrega obras de revitalização do Rio Ubá, em Paty do Alferes

Programa reafirma o compromisso com os Municípios na busca pelo desenvolvimento sustentável


A secretária de Estado do Ambiente, Marilene Ramos, e o prefeito de Paty do Alferes, Rachid Elmôr, entregaram no dia 24/11, mais uma obra do Programa Limpa Rio: o desassoreamento - por dragagem e a revegetação - de trechos do Rio Ubá.

Este trabalho foi desenvolvido, sobretudo, em função da ação conjunta da Diretoria de Recuperação Ambiental e a Gerência de Educação Ambiental do Inea, da Secretaria de Meio Ambiente de Paty do Alferes e o Instituto Pé de Planta. As escolas da região tiveram um papel importante nesta etapa, participando das oficinas de educação ambiental e plantio de 1.060 mudas de espécies nativas de Mata Atlântica em trechos das margens do Rio Ubá, nas localidades de Monte Alegre, Granja Califórnia e Avelar.

O Prefeito Rachid Elmôr agradeceu o apoio do Governo do Estado ao Município de Paty do Alferes e destacou a importância de ações como o Programa Limpa Rio, aliando intervenções emergenciais à recuperação ambiental. Rachid informou ainda que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente dará continuidade às ações de revegetação dos demais trechos de mata ciliar do Rio Ubá com o apoio da Instituição Pé de Planta, através do Projeto Paty Exemplar, bem como demais parceiros.

A Secretária Marilene Ramos parabenizou o Município pela conclusão desta primeira etapa do Programa Limpa Rio, afirmando que Paty do Alferes sai na frente no que diz respeito à recuperação ambiental ao envolver as comunidades locais nas atividades de revegetação, através das oficinas de educação ambiental.

A Secretária aproveitou a oportunidade para fazer a entrega simbólica do Certificado do Curso de Capacitação do Grupamento Ambiental de Paty do Alferes, curso este ministrado pelo Serviço de Guarda-Parques do INEA. A Supervisora da Guarda Municipal, Roseli da Silveira, recebeu o Certificado em nome dos demais membros do Grupamento Ambiental.

O evento, que também foi comemorativo ao 7º aniversário da APA Palmares e do Dia Mundial dos Rios, contou com atividades como o plantio de mudas nativas de mata ciliar, 2ª mostra do Circuito Tela Verde, exposições, teatro de bonecos e um lanche comunitário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário