terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Ambiente promove VIII Encontro de Educação Ambiental

A Secretaria Estadual do Ambiente promove até 4ª feira (15/12), o VIII Encontro de Educação Ambiental do Estado do Rio de Janeiro, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). O evento, que reúne diferentes instituições, organizações, gestores e educadores, visa a discutir, coletivamente, propostas e diretrizes pedagógicas que irão subsidiar a política estadual de educação ambiental para os próximos anos.

Durante a cerimônia de abertura, nesta 2ª feira (13/12), a superintendente de Educação Ambiental da Secretaria, Lara Moutinho, que representou a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, fez um balanço de seus bem sucedidos programas de educação ambiental, entre eles o projeto “Rádio@escola.com”, que integra o programa “Nas Ondas do Ambiente”, que pela primeira vez, chega a uma comunidade urbana, o Complexo do Alemão; e o programa “Agenda 21 escolar: Formando Elos de Cidadania”.

O Radio@escola.com, que já capacitou alunos e professores da rede pública dos 92 municípios fluminenses, beneficia agora, moradores do Complexo do Alemão, recentemente pacificado pelo Governo do Estado. O projeto, de educomunicação socio ambiental já capacitou 30 lideranças comunitárias do programa “Mulheres da Paz”. A partir de 2011,o projeto será expandido para 25 comunidades onde o “Mulheres pela Paz” já foi implementado. “Esse projeto superou as nossas expectativas. Nesses três anos, já capacitou 1.610 pessoas, sendo 768 alunos, 384 professores e 211 lideranças comunidades, beneficiando 192 escolas nos 92 municípios fluminenses”, reiterou Lara Moutinho.

Já o programa “Agenda 21 Escolar: Formando Elos de Cidadania”, encerrado em agosto, capacitou 2.444 pessoas, entre alunos, profissionais de ensino e professores de escolas municipais do interior do estado, além de deficientes visuais do Instituto Benjamim Constant. Esse programa é uma agenda de compromissos que uma escola assume para agir na comunidade escolar e na região a que pertence de acordo com as necessidades atuais. Ela introduz a temática ambiental na escola em sua relação com a comunidade, estimulando o desenvolvimento de parcerias e a prática da cidadania.

O VIII Encontro de Educação Ambiental, é uma iniciativa da Secretaria Estadual do Ambiente, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Coordenação Estadual de Educação Ambiental), Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ, Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado Rio de Janeiro (FAETEC/RJ), Grupo Interdisciplinar de Educação Ambiental do Estado do Rio de Janeiro (GIEA), Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ) e do Coletivo Jovem de Meio Ambiente do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário