Por Bernard Viegas
Dar maior visibilidade a um dos maiores tesouros do município, o Rio Macacu. Este é o objetivo da “Semana das Águas”, evento organizado pela Prefeitura Municipal de Cachoeiras de Macacu, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e com o apoio da Secretaria de Educação, que foi realizado entre os dias 17 e 19/11. Cerca de 200 alunos de escolas municipais e estaduais participaram das atividades, que aconteceram na Praça da Prefeitura, no centro da cidade.
A Gerência de Educação Ambiental do Inea participou do evento com a oficina de armadilha para mosquito da dengue, mais conhecida como “Mosquiteca”. Quem passou pela tenda da Geam pode aprender como criar esta armadilha, que evita a ploriferação do mosquito. Para fazer a Mosquiteca é necessário ter apenas uma garrafa pet de dois litros, uma fita isolante preta, um pedaço de tule (material barato encontrado em qualquer loja costura) e alguns grãos de arroz, que servem de nutriente para as larvas do mosquito.
Por ser eficiente e fácil de fazer, a mosquiteca chamou muito a atenção dos freqüentadores do evento. A estudante Analua Barreto acompanhou atentamente a apresentação da equipe da Geam e aproveitou para levar pra casa sua mosquiteca feita no próprio local.
- Além de ser muito simples de montar, essa armadilha é muito importante para a prevenção da dengue. Vou levar essa aqui pra minha casa e mostrar pros meus pais, que com certeza vão adorar a idéia – comemora a aluna do Colégio N1.
Com o objetivo de conscientizar os alunos sobre o consumo racional de energia elétrica, a Ampla apresentou o projeto “Consciência Ampla sobre rodas”, que é uma carreta que percorre as cidades de sua área de atuação levando conceitos do uso eficiente de energia, segurança com a rede elétrica e a preservação do meio ambiente.
Dentro do veículo, uma maquete ilustra todas as etapas de geração, distribuição e consumo de energia para auxiliar o entendimento do conteúdo abordado pela equipe da Ampla. Para estimular a formação de uma cultura de combate ao desperdício de energia, a distribuidora também realizou um concurso cultural que premiou os consumidores com 90 geladeiras e cinco mil lâmpadas econômicas.
FOI MUITO BOM TER CRIADO ESTE PROJETO, ESTOU SATISFEITO COMO AUTOR DA LEI. VAMOS CONTINUAR DISCUTINDO A PRESERVAÇÃO DO MAIOR BEM DA HUMANIDADE, A ÁGUA.
ResponderExcluirMARCELO PINTO
VEREADOR AUTOR DA SEMANA DAS ÁGUAS DE MACACU
O evento foi ótimo, assim como a idéia de sua realização. Esperamos ser convidados para os próximos. Obrigado pelo seu comentário.
ResponderExcluir