quinta-feira, 25 de novembro de 2010

CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUER AUMENTO DA PARTICIPAÇÃO SOCIAL



Educação Ambiental nas comunidades. O Instituto Estadual de Ambiente (Inea), órgão executivo da Secretaria Estadual do Ambiente, deu início, no dia 11/11, ao curso de agentes ambientais comunitários no Conjunto Habitacional Nova Sepetiba II, localizado na Zona Oeste do Rio. Com duração de quatro meses, as aulas, desenvolvidas pela Gerência de Educação Ambiental do Inea, têm como objetivo garantir conhecimento aos novos agentes, mas principalmente estimular a participação social.

- Nosso objetivo é levar educação ambiental para a comunidade e contribuir para o aumento da participação social, para que a população se torne pró-ativa na resolução de problemas ambientais – destacou Pólita Gonçalves, gerente de Educação Ambiental do Inea.

Formada pelo curso de agentes comunitários realizado na Pavuna, em março de 2010, Maria da Conceição, ex-catadora de garrafas pet, pretende dar continuidade à profissão de agente ambiental em Sepetiba, lugar onde reside. Ela está participando do curso de formação da segunda turma de agentes ambientais comunitários como monitora.

- Para mim foi e é uma grande oportunidade de ter uma vida melhor. Aprendi muito neste curso. Agora sei que a preservação do meio ambiente é fundamental e que, se todo mundo colaborar, o mundo ficará melhor – disse.

O curso de agentes ambientais comunitários aborda temas como Ecossistemas, Recursos Hídricos, Gestão de Resíduos, Coleta Seletiva, Proteção de Biodiversidade, Mudanças Climáticas, e Elaboração de Projetos. Entretanto, para a gerente de Educação Ambiental, o mais importante do curso é transformar pessoas da comunidade em agentes da integração:

- Todos estes temas são considerados relevantes, mas eles, sozinhos, não darão resultado. Trabalhamos numa linha de educação ambiental que busca fortalecer a cidadania, a participação e o controle social. É a participação dos indivíduos que fará a mudança que queremos. Os temas ambientais são o cenário, mas é importante que os conteúdos possam ser trabalhados para que eles possam entender a importância do coletivo, do bem comum – destacou Pólita Gonçalves.

A temática do lixo será abordada durante todo o curso. Segundo a gerente do Inea, a ideia é convocar os alunos a desenvolverem campanhas, entre elas, uma sobre a proliferação do mosquito da Dengue, e outra sobre a coleta de lixo.


- Eles vão desenvolver campanhas. Duas já estão sendo planejadas: uma sobre o combate ao foco da dengue, e outra sobre resíduos. Existe coleta de resíduos aqui, acontece três vezes por semana, mas a comunidade tem o mau hábito de não colocar o lixo nos dias e horários corretos. Estamos fazendo diagnóstico desde julho nesta comunidade para saber quais são os pontos de lixo, de descarte de entulho. Nossa intenção é conscientizar o cidadão para que ele não coloque o lixo em áreas impróprias, e para que as pessoas saibam se organizar caso necessitem fazer algum tipo de demanda formal à Comlurb. Juntos, eles podem mais do que individualmente – acrescentou.

O curso acontece sempre às terças e quintas na Quadra de esportes do Colégio Estadual Arnoldo Abuzzini da Fonseca. O endereço é: Estrada Vasconcelos, s/nº - Nova Sepetiba.

(Julia de Brito - Subsecretaria de Comunicação do Palácio Guanabara)

Nenhum comentário:

Postar um comentário