quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Oficinas de Educação Ambiental movimentam o sábado na Rocinha



Por Bernard Viegas

A Gerência de Educação Ambiental do Instituto Estadual do Ambiente participou, neste sábado (20/11) da 1ª Feira da Promoção da Saúde e Educação da Criança, na Rocinha. Cerca de 500 pessoas entre crianças, adolescentes e adultos, moradores da comunidade puderam participar das atividades, além de tirar documentos gratuitamente, como carteira de trabalho e de identidade. O evento tem como objetivo promover a conscientização da população para o cuidado com o meio ambiente, além da melhoria da saúde e educação das crianças que moram na Rocinha.

A Gerência de Educação Ambiental participou do evento com a oficina de armadilha para mosquito da dengue, mais conhecida como “Mosquiteca”. Quem passou pela tenda da Geam pode aprender como criar esta armadilha, que evita a ploriferação do mosquito. Para fazer a Mosquiteca é necessário ter apenas uma garrafa pet de dois litros, uma fita isolante preta, um pedaço de tule (material barato encontrado em qualquer loja costura) e alguns grãos de arroz, que servem de nutriente para as larvas do mosquito.

Por ser eficiente e fácil de fazer, a mosquiteca chamou muito a atenção dos freqüentadores do evento, principalmente das crianças e adolescentes, grande maioria no evento. A estudante Lavine Menezes acompanhou atentamente a apresentação da equipe da Geam e aproveitou para levar pra casa sua mosquiteca feita no próprio local.

- Essa armadilha é muito importante na prevenção da dengue. É muito fácil de fazer e com certeza vou levar essa pra casa. Aqui na comunidade tem muitas casas que vão precisar ter essa armadilha, ainda mais por causa da quantidade de mosquito que tem, ainda mais no verão. Muito bom saber que existe algo assim, tão simples e ao mesmo tempo eficaz – comemora a moradora da comunidade.

Além da prevenção ao mosquito da dengue, quem passou pela feira, também pode acompanhar orientações sobre saúde bucal e de doenças sexualmente transmissíveis, uma vez que foram distribuídos folhetos informativos e até mesmo preservativos. Durante a palestra sobre as DSTs, os adolescentes mostravam grande interesse em saber mais sobre os males causados pela falta de uso da camisinha. De acordo com o orientador Roberto Freitas, é muito importante que os jovens e adolescentes da comunidade saibam dos perigos causados pelas doenças sexualmente transmissíveis e que usem sempre camisinha, uma vez que o número de meninas que engravidam ainda na adolescência é muito grande.

- Esses jovens precisam aprender desde cedo que o uso da camisinha é fundamental para prevenir doenças e a própria gravidez. É muito comum encontrarmos aqui na Rocinha adolescentes que já são pais e mães, e que por isso perdem grande parte da juventude para cuidar dos filhos. Muitos largam as escolas para trabalhar, e isso é algo que precisa ser evitado. Acredito muito nesses jovens da comunidade, eles querem cada vez mais aprender e essa é a minha motivação de estar aqui – finaliza Roberto.

A 1ª Feira da Promoção da Saúde e Educação da Criança contou com a participação de cerca de 50 pessoas, na produção e organização do evento. Os organizadores estimam que aproximadamente 500 pessoas passaram pela feira durante todo o dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário