quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Nova Sepetiba II recebe trabalho de educação ambiental


Por Bernard Viegas

Elevar os padrões de habitação, qualidade de vida, promovendo a conscientização da população sobre a importância da educação ambiental. Esse é um dos objetivos do Programa de Educação Ambiental desenvolvido pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão executivo da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) no conjunto habitacional Nova Sepetiba II, situado na Zona Oeste do Rio e que possui 6 mil residências. O projeto, que teve início em julho deste ano, vai promover ainda ações de capacitação para formação de agentes multiplicadores na comunidade.

Uma das preocupações da equipe da Gerência de Educação Ambiental (Geam) do Inea é que o programa possa assegurar melhores condições de vida para os moradores, principalmente no que se refere à destinação de esgotos e resíduos sólidos, controle de vetores, focos de doenças transmissíveis e desmatamento. Para que essas condições sejam asseguradas, os representantes da Geam fazem um trabalho de corpo a corpo com os moradores da região para conscientizar sobre a importância do cuidado com o meio ambiente local.

De acordo com o professor Mauro Lopes, um dos organizadores do programa, a educação ambiental é um instrumento fundamental para o processo de construção do papel social de cada indivíduo dentro de suas comunidades. Segundo ele, por conta disso o projeto visa também à melhoria da qualidade de vida e da estrutura da sociedade, uma vez que promove mudança de valores e comportamentos nos cidadãos.

- Queremos conscientizar as pessoas de que seus atos podem garantir uma vida mais saudável. O programa de educação ambiental incentiva uma nova postura sobre as questões que envolvem o meio ambiente – explica o professor.

O processo de implantação do programa de Educação Ambiental em Nova Sepetiba II teve início no último mês de julho e terá duração de um ano, e durante todo esse período haverá atividades com os moradores. Uma das ações que fazem parte do programa é a capacitação das pessoas para a formação de agentes multiplicadores, que vão atuar nas escolas, associação de moradores e na própria comunidade.

2 comentários:

  1. Parabéns! Excelente iniciativa! Sepetiba realmente precisa de uma atenção como esta que vocês estão dando!

    ResponderExcluir
  2. Este Programa deveria inserir aspectos como o uso da análise da percepção ambiental em casos de pre-diagnósticos de estruturação de Programas de EA´, bem como na avaliação da eficácia dos mesmos após sua conclusão. Não há como prescindir desse instrumento na (nova) EA do século XXI. Apenas "oferecer EA" (situação necessária, mas não suficiente) é uma característica da EA do século XX.

    Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA
    Grupo sem fins lucrativos
    roosevelt@ebrnet.com.br

    ResponderExcluir