segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Gestores de escolas estaduais se reúnem em oficina de Coleta Seletiva Solidária

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Secretaria do Ambiente, promove nesta terça-feira (26/10) 4ª Oficina para Implantação de Coleta Seletiva Solidária nas escolas estaduais do Rio de Janeiro. O evento, realizado pela Gerência de Educação Ambiental, vai dar continuidade à capacitação dos gestores da rede estadual de ensino, que desde março participam do programa. Uma iniciativa da Secretaria de Estado do Ambiente, em parceria com o Inea e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ), o projeto Coleta Seletiva Solidária já alcançou cerca de 20 municípios.

As ações atendem ao decreto 40.645/07, que institui a separação dos resíduos recicláveis nos órgãos e entidades da administração pública estadual e a sua destinação às associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Além disso, tem como meta a implantação da Coleta Seletiva Solidária, a melhoria da gestão dos resíduos sólidos urbanos no Estado do Rio, o fortalecimento da cadeia produtiva da reciclagem e a valorização e inclusão social dos catadores de materiais recicláveis.

A terceira oficina realizada na UERJ contou com a participação de cerca de 170 pessoas entre professores, diretores escolares e alunos de mais de 27 municípios. Esta etapa foi marcada pela apresentação dos programas de reciclagem que foram desenvolvidos com o apoio do projeto Coleta Seletiva Solidária, e ainda contou com a presença do Deputado Estadual e ex Ministro de Meio Ambiente Carlos Minc.

O projeto Coleta Seletiva Solidária está inserido no Plano Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos (PEGIRS), e atua integrado aos Programas Nas Ondas do Ambiente e Curso de Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar: Formando Elos de Cidadania à Distância.

Quando: 26 de agosto de 2010; de 08h30 as 12h30 horas Onde: UERJ - Pavilhão João Lyra Filho - Auditório nº 53 (5º andar), Rua São Francisco Xavier, 524 - Maracanã - Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário