quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Projeto Coleta Seletiva Solidária ganha destaque na mídia

Jornal Diário do Vale destaca a importância do programa para o município de Paraty

A secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma) irá implantar até dezembro em Paraty, a Coleta Seletiva Solidária. O projeto é uma realização da secretaria de Estado do Ambiente e do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), cujos objetivos são a melhoria da gestão dos resíduos sólidos urbanos nos municípios do Estado do Rio de Janeiro; o fortalecimento da cadeia produtiva da reciclagem e a valorização e inclusão social dos Catadores de Materiais Recicláveis.

- O projeto tem diversos benefícios para o Meio Ambiente, e Paraty só tem a ganhar com a implantação da Coleta. Será através desse programa, que a consciência ambiental será propagada no município - destacou a diretora de Meio Ambiente da Seduma, Grazzielle Zacaro.

O Projeto é desenvolvido através de oficinas de capacitação e planejamento participativo da Coleta Seletiva Solidária em 4 linhas de ação: Coleta para gestores Públicos Municipais; Coleta nas Escolas Estaduais; nos órgãos públicos Estaduais, além de programa de capacitação de catadores.

E para garantir o funcionamento correto da coleta, a Seduma em parceria com o Inea deram início no mês passado as Oficinas de Capacitação dos Gestores Públicos Municipais para implantação da Coleta Seletiva Solidária em Paraty.

Após as oficinas, os gestores públicos recebem a responsabilidade de ler e se familiar com o Decreto Federal e Estadual que tratam a regulamentação acerca da separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal e estadual respectivamente, direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis são reguladas. Com a finalidade de esclarecer e replicar estes decretos na esfera municipal.

Matéria completa no site Diário do Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário