terça-feira, 21 de setembro de 2010

Plantio de 150 mudas marca o Dia da Árvore e o Dia C

Pelos menos 150 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica serão plantadas simultaneamente em todo o Estado, nesta terça-feira (21/09), Dia da Árvore e em que também se comemora o Dia C - Dia do Clima. O evento oficial será o Centro da Comunidade de Francisco Fragoso, em Miguel Pereira, onde o plantio das mudas será computado pelo Contador de Árvores e acompanhado por meio de um telão, em tempo real.

As atividades se estendem ainda ao Encontro da Águas, Espaço da Secretaria de Estado do Ambiente na Lagoa Rodrigo de Freitas. Estudantes e a população participam de diferentes ações, durante todo o dia, orientados por biólogos, químicos e outros técnicos da Secretaria de Estado do Ambiente e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A equipe da Gerência de Educação Ambiental vai realizar diversas atividades educativas, entre elas, a oficina de reutilização de garrafas pet, que ensina a produzir objetos e assessórios feitos somente com o plástico das garrafas.

A secretária de Estado do Ambiente, Marilene Ramos, o presidente do Inea, Luiz Firmino Martins Pereira, o secretário-executivo do Instituto Terra de Preservação Ambiental, Maurício Ruiz, a subsecretária de Comunicação e Projetos da Secretaria de Estado de Educação, Delânia Azevedo Cavalcanti, parceiros no projeto, e o prefeito de Miguel Pereira, Roberto Daniel Campos de Almeida acompanharão a contagem do plantio de mudas no telão que mostrará o Contador de Árvores.

O painel digital instalado no Jardim Botânico contabiliza todas as mudas nativas plantadas voluntariamente ou por compensações ambientais no Estado desde janeiro de 2007.

A meta do Dia C, criado há dois anos com objetivo de restaurar o bioma mais rico, e também o mais ameaçado do planeta, é incentivar o maior reflorestamento voluntário e simultâneo possível de mudas da mata nativa do Estado em apenas 24 horas. As ações serão realizadas por representantes de empresas, órgãos públicos, prefeituras e instituições diversas e terão apoio de alunos de 345 escolas da rede estadual de 40 municípios, graças à adesão da Secretaria de Estado de Educação como parceira da campanha.

Cada unidade de ensino recebeu um manual completo com instruções para a plantação das mudas e uma relação de viveiros em todo o território fluminense. Após os plantios, as escolas deverão preencher um formulário com informações técnicas, como as espécies utilizadas, coordenadas geográficas de localização das mudas e fotos, para que o desenvolvimento das árvores seja monitorado.

Na região de Miguel Pereira, o Projeto Replanta Gandu 2, que visa à recuperação da bacia hidrográfica do Rio Guandu, um dos mais importantes para o abastecimento de água da região Metropolitana do Rio de Janeiro, está plantando mais de 100 mil árvores da mata ciliar. A conservação da Mata Atlântica garante não apenas a preservação da qualidade dos recursos hídricos para fins de abastecimento, mas também o equilíbrio climático e a manutenção da biodiversidade, entre outros benefícios ambientais.

Onde: Encontro das Águas, Espaço do Ambiente, Lagoa Rodrigo de Freiras, ao lado do Parque dos Patins, às 9h

Nenhum comentário:

Postar um comentário