terça-feira, 21 de setembro de 2010

Exposição marca encerramento da Semana de Educação Ambiental

Por Bernard Viegas

Evitar o descarte inadequado de garrafas plásticas e criar objetos de decoração, utilidades para o lar, vasos de planta e até um porta lápis. Esta era a proposta da Gerência de Educação Ambiental ao realizar a oficina de reutilização de garrafas pet, que resultou na produção de novos objetos e acessórios apresentados na exposição de encerramento da Semana de Educação Ambiental na Rocinha, na quinta-feira (16/09).

Durante o exposição, os visitantes puderam conhecer todos os espaços de produção, acompanhar as oficinas e ver de perto o resultado final de todo trabalho realizado nos três dias de evento. A transformação de materiais recicláveis em produtos e utensílios foi o que mais chamou a atenção dos expectadores.

O que antes era uma garrafa pet que poderia vir a poluir as ruas foi transformado em produtos como porta guardanapo, vasos de plantas, flores decorativas e estojos que além de terem um conceito ecológico em sua essência, trazem para o ambiente uma nova alternativa em cores, estilos e formas.

Outros materiais como cartazes antigos que não tinham mais serventia para divulgação foram também cortados, moldados e adaptados em produtos novos como carteiras e bolsas. Além disso, vários pedaços de madeira foram tranformados em porta-retrato.

Todos os produtos ficaram expostos para os alunos, visitantes e para a comunidade. A proposta dessas atividades era mostrar ao público que para reduzir o desperdício e reutilizar produtos é preciso somente uma coisa simples: reciclar nossas ideias e atitudes.

A semana de educação ambiental da Rocinha contou com a participação de cerca de 700 alunos de escolas públicas da região. Organizado pelo Trabalho Social do PAC e o projeto Qualificar, o evento tinha como objetivo conscientizar os jovens e chamar a atenção para a importância da preservação do planeta, através de ações simples que podem ser adotadas em casa, no trabalho, na escola e em todos os ambientes em que convivemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário