quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Atividades de Educação Ambiental marcam as comemorações do Dia C


Cerca de 200 alunos da Escola Sá Pereira, de Laranjeiras, e do Colégio Logosófico, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, participaram da programação organizada pela Secretaria do Ambiente e pelo Instituto Estadual do Ambiente no Espaço Encontro das Águas, na Lagoa Rodrigo de Freitas.

Em comemoração ao Dia C – Dia do Clima, as crianças participaram de ações de educação ambiental ministradas pela equipe da Gerência de Educação Ambietal, e ainda acompanharam numa mini estação de tratamento de água, instalada especialmente para o evento, como se processa a purificação da água do sistema Guandu, operado pela Cedae.

O representante da Secretaria do Ambiente, Márcio Santa Rosa, explicou que a campanha de plantar mais árvores e reconstitutir o tecido vegetal é, antes de tudo, a busca pela recuperação do equilíbrio do meio ambiente. Segundo ele, a qualidade de vida das pessoas depende da ação de cada um, e que é muito importante as crianças aprenderem este conceito desde cedo.

– Hoje, mais do que a beleza paisagística e do seu uso medicinal e na gastronomia, a árvore cumpre um papel fundamental, que é a captação do carbono da atmosfera. E aqui nossa preocupação é estabelecer o vínculo da percepção da criança desde a mais tenra idade com a natureza – argumentou o coordenador da programação na Lagoa.

Durante a comemoração, foram distribuídas às crianças 300 mudas doadas pelo Horto Florestal de Guaratiba, mantido pela Gerência do Serviço Florestal do Inea. As plantas de espécies nativas de Mata Atlântica, como Aroeira, Ipê-Roxo, Angico Vermelho, Fedegoso, Oiti, Sibipiruna, Coração-Negro, Tempo Carolina e Guarapã, deverão ser replantadas em jardins, escolas e áreas de lazer. Depois de participar do plantio simbólico de uma mudinha de Ipê-Roxo, feito ao lado do Espaço Encontro das Águas, as crianças receberam orientações dos técnicos sobre como devem proceder para plantar e cuidar das mudas, além de receberem noções sobre a importância da árvore para o planeta.

A meta do Dia C, criado há dois anos com o objetivo de restaurar o bioma mais rico e também o mais ameaçado do planeta, é incentivar o maior reflorestamento voluntário e simultâneo possível de mudas da mata nativa do Estado em apenas 24 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário