sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Projeto Coleta Seletiva Solidária é apresentado em Angra dos Reis

Por Bernard Viegas

Representantes do Projeto Coleta Seletiva Solidária e da Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria Estadual do Ambiente participaram nesta quarta-feira (18/08) em Angra dos Reis, do VI Encontro de Educadores Ambientais da Costa Verde.

O evento, que é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis, tem como objetivo principal proporcionar uma reflexão sobre o processo de uso e ocupação do solo e o papel da Educação Ambiental na sustentabilidade.

A equipe do projeto Coleta Seletiva Solidária, que em menos de um ano de vida já esteve presente em mais de 20 municípios, apresentou ao público algumas ações que são desenvolvidas pelos programas. A implantação da Coleta Seletiva nas escolas e a reutilização de materiais recicláveis foram os assuntos das duas palestras realizadas pelos integrantes do programa.

A educação ambiental como ferramenta para sustentabilidade foi tema da Mesa-redonda, que contou com a participação de Lara Moutinho, Coordenadora da Superintendência de Educação Ambiental da SEA. Ela ressaltou a importância da realização de programas educativos nos municípios, que orientam a população sobre o cuidado com o meio ambiente.

O projeto Coleta Seletiva Solidária é desenvolvido através de oficinas de capacitação e planejamento participativo, e atua quatro linhas de ação: Gestores públicos municipais, escolas estaduais, órgãos públicos estaduais e capacitação de catadores. Os programas têm como meta a melhoria da gestão dos resíduos sólidos urbanos nos municípios, o fortalecimento da cadeia produtiva da reciclagem e a valorização social dos catadores de materiais recicláveis.

Os municípios interessados em participar das oficinas devem entrar em contato com a Gerência de Educação Ambiental através do e-mail coletaseletiva.inea@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário