quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Municípios recebem Oficina para Implantação da Coleta Seletiva Solidária

Por Bernard Viegas

O Instituto Estadual do Ambiente realiza nesta quinta-feira (19/08) oficinas de Capacitação para Implantação da Coleta Seletiva Solidária nos municípios de Paraty, Resende, Itatiaia e Angra dos Reis. O programa, coordenado pela Gerência de Educação Ambiental e que já alcançou mais de 20 municípios, é uma iniciativa da Secretaria Estadual do Ambiente em parceria com o Inea e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

No município de Paraty, que recebe a primeira oficina de coleta seletiva solidária, será realizada uma reunião preparatória que visa à implantação do programa através do planejamento participativo, onde todos os envolvidos possam discutir e contribuir para a realização do projeto.
A partir dessa medida serão abertas as inscrições para a formação de grupos de trabalhos compostos por gestores públicos, representantes de escolas estaduais, municipais e federais instaladas no município. Os grupo, por sua vez, terá de garantir a inclusão social dos catadores da região, conforme estabelece a lei Federal (5904/06).

O Grupo de Trabalho de planejamento participativo criado em Resende, Itatiaia e Angra dos Reis vai apresentar aos participantes todas as ações já desenvolvidas até o momento. O objetivo do grupo é traçar estratégias para a ampliação do programa e aumentar a participação dos catadores desses municípios, que estão na terceira fase de implantação da coleta seletiva solidária.

As oficinas de capacitação são divididas em seis etapas, nas quais os gestores podem acompanhar todo o processo de melhorias. Mesquita, na Baixada Fluminense, serve de exemplo de que todo esforço é recompensado através do seu premiado programa de coleta Seletiva Solidária. O município tem hoje cerca de seis mil famílias que participam da coleta separando o material reciclável, que é recolhido e devidamente destinado. Essas práticas podem elevar ao máximo a reutilização e a reciclagem e assegur o tratamento adequado do lixo, contribuindo ainda mais com o meio ambiente.

As ações realizadas pela Gerência de Educação Ambiental, através do programa de Coleta Seletiva Solidária do Inea, podem ser acompanhadas pelos próprios moradores a partir da terceira etapa, onde os representantes do grupo de trabalho apresentam os principais pontos já desenvolvidos. Os municípios interessados em fazer parte da capacitação devem entrar em contato com a GEAM, através do e-mail coletaseletiva.inea@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário