segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Educação Ambiental movimenta encontro em Paracambi

A secretária estadual do Ambiente Marilene Ramos e o presidente do Instituto Estadual do Ambiente, Luis Firmino participam nesta terça-feira (24/08) do 1º Encontro Estadual de Águas e Florestas, em Paracambi. O evento, cujo tema será o pagamento por serviços ambientais, vai promover debates sobre a importância da restauração da Mata Atlântica para a garantia da conservação dos serviços ambientais.

O público que estiver presente no encontro vai poder acompanhar diversas atividades de educação ambiental, desenvolvidas pelas equipes da Secretaria Estadual do Ambiente e do INEA. Saco é um Saco, Pacto pelo Saneamento, Agenda 21 Escolar e nas Ondas do Ambiente são alguns dos programas que serão apresentados através de materiais impressos.

O projeto de Coleta Seletiva Solidária, que é realizado em diversos municípios do estado, também ganhará destaque no evento. Através da equipe da Gerência de Educação Ambiental, o público vai ter a oportunidade de conhecer os quatro segmentos em que o projeto atua - programa de Coleta Seletiva Solidária para Gestores Públicos - Escolas Estaduais - Órgãos Públicos Estaduais e Capacitação de Catadores.


Durante o evento, os participantes ainda terão a oportunidade de acompanhar mesas-redondas sobre pagamento por serviços ambientais (PSA) como mecanismo de desenvolvimento sustentável no estado e participar de duas oficinas: uma sobre os meios pelos quais o setor corporativo pode ajudar na conservação dos benefícios gerados pelas florestas, e outra a respeito das experiências dos municípios na criação e implementação de unidades de conservação.

Organizado em parceria entre o Instituto Terra de Preservação Ambiental (ITPA), Instituto BioAtlântica (IBio) e Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD), o evento está inserido no projeto REDE das Águas e Florestas. Financiado pelo PDA, programa do Ministério do Meio Ambiente, o objetivo principal do REDE é sistematizar o conhecimento e articular experiências da sociedade civil e do poder público no estado do Rio de Janeiro.

A iniciativa também pretende integrar as informações produzidas pelas três entidades gestoras a fim de aprimorar a capacidade técnica e logística de restauração e conservação de áreas prioritárias para a produção de águas, além de estabelecer o monitoramento participativo do ICMS Ecológico. Ela é direcionada para todos os setores da sociedade – poder público, empresas privadas e associações sem fins lucrativos

Quando: 24 e 25 de agosto (9h às 18h)

Onde: Rua Sebastião de Lacerda, S/N, Paracambi/RJ (antiga Fábrica Brasil Industrial). Auditório do IFRJ – 4o Andar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário