sexta-feira, 23 de julho de 2010

Secretária do Ambiente participa de Congresso de catadores


Por Bernard Viegas

A Secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, participou nesta quinta-feira (22/07) da abertura do 2º Congresso Estadual do Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável (MNCR). O evento, que acontece até o próximo domingo (25/07) no Centro Cultural da Ação e Cidadania, contou ainda com a participação do ex Ministro do Meio Ambiente Carlos Minc e da secretária de Meio Ambiente de Mesquita, Kátia Perobelli.

Durante a cerimônia, a secretária destacou a importância do programa de Coleta Seletiva Solidária, realizado pela Gerência de Educação Ambiental.

- O programa de Coleta Seletiva Solidária, que é realizado pela equipe de educação ambiental já alcançou mais de 20 municípios em menos de um ano. Destes, sete já implantaram a coleta seletiva solidária e dois já nos apresentaram projetos aprovados para os recursos do FECAM para a compra de novos galpões. Isso é a prova de que o nosso trabalho está tendo resultado positivo para todo o estado do Rio de Janeiro – comemorou Marilene

Marilene também falou sobre as vantagens que a reciclagem pode proporcionar em relação a valores econômicos e sociais. Segundo ela, os benefícios ambientais que a reutilização de materiais recicláveis pode trazer em termos de economia de energia, recursos naturais, redução das emissões de gases do efeito estufa e do uso da água são de mais de R$ 8 bilhões por ano.

- Imagine se conseguirmos que pelo menos parte desse benefício possa ser revertido para os catadores de material reciclável, por isso é muito importante a participação de todos nós – afirma a secretária.

Pacto pela Reciclagem

A secretária Marilene Ramos aproveitou a cerimônia para anunciar o lançamento, na próxima terça-feira (27/07), do “Pacto pela Reciclagem”, programa em parceria com o Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável e a Prefeitura do Rio. O projeto tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva da reciclagem no estado através do incentivo à coleta seletiva, a fim de aumentar o volume de material para reciclagem.

De acordo com Marilene, dentro do Pacto pela Reciclagem, a Secretaria do Ambiente vai se comprometer a construir os galpões com a Comlurb para a triagem e a coleta seletiva.

- Segundo o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada), menos de 3% do lixo urbano brasileiro vai para a reciclagem. Então, vamos estabelecer ações com o objetivo de aumentar esse percentual com a valorização do catador de material reciclável - disse Marilene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário