segunda-feira, 26 de julho de 2010

Programa de Coleta Seletiva Solidária chega aos condomínios

A partir de agosto o programa de Coleta Seletiva Solidária, realizado pela Gerência de Educação Ambiental, vai ganhar a adesão de condomínios. A confirmação foi dada por Lourdes Guimarães, Assessora técnica da Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria Estadual do Ambiente, nesta sexta-feira (24/07) durante o 2º Congresso Estadual do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) no Centro Cultural da Ação e Cidadania.

De acordo com Lourdes, técnicos da Secretaria e do Inea vão capacitar e conscientizar síndicos e empregados de condomínios para realizar no próprio prédio a coleta seletiva. Pelo projeto, o material reciclável do lixo doméstico será encaminhado para as cooperativas do entorno e o restante será recolhido pelas empresas de coleta pública

- Serão 1,2 mil associações de condomínios ligadas à Associação Brasileira de Administradores de Imóveis (Abadi) e cada uma delas tem, em média, 800 prédios filiados. O objetivo desse projeto é, num primeiro momento, reduzir em 40% a quantidade de lixo despejado nos vazadouros – explica a assessora.

O público-alvo são secretários de meio ambiente e de órgãos envolvidos com a gestão de resíduos do município, representantes dos órgãos públicos estaduais e federais, gestores escolares, associações de moradores, cooperativas de catadores, agentes de saúde, organizações da sociedade civil, fabricantes implicados na Lei 3.369 e conselhos municipais de meio ambiente.

O programa de Coleta Seletiva Solidária foi lançado em outubro do ano passado pela Secretaria Estadual do Ambiente, já atendeu mais de 20 municípios, realizou 40 oficinas e contou com a participação de 1.220 pessoas. Dos 20 municípios atendidos, sete já implantaram a coleta seletiva do lixo e três estão em fase de implantação. A expectativa da Gerência de Educação Ambiental é de dobrar esses números quando o projeto estiver completando um ano de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário