quarta-feira, 14 de julho de 2010

Secretária anuncia plano de ações para a recuperação ambiental no Noroeste Fluminense




A secretária de Estado do Ambiente, Marilene Ramos, esteve na última sexta-feira (09/07) no I Fórum Noroeste do Ambiente, em Miracena e anunciou uma série de medidas que visam recuperar todo Noroeste Fluminense. O desenvolvimento de um plano de controle de cheias na bacia do Rio Muriaré e a construção de mais um aterro sanitário, o Noroeste II, estão entre as principais ações anunciadas pela secretária.

Durante o evento, que contou ainda com a participação do presidente do Instituto Estadual do Ambiente, Luiz Firmino, Marilene Ramos anunciou também o mapeamento da região para ampliar as redes de coletas de esgoto nas cidades, por meio de uma parceria com a Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro (Aemerj). Entre as novidades apresentadas durante o evento, a secretária destacou a aprovação de R$ 9 milhões do Fundo Estadual de Conservação Ambiental de Desenvolvimento Urbano (Fecam) para projetos de saneamento básico em comunidades rurais através do programa Rio Rural.

No Fórum, Marilene Ramos, Luiz Firmino e representantes de 15 municípios da região, entre prefeitos e secretários municipais de Meio Ambiente, assinaram um termo aditivo, que promove a fusão dos dois consórcios de gestão de resíduos sólidos da região. O Noroeste I, que já tem definida a área para construção do aterro sanitário em São Fidélis, e o Noroeste II, que inclui os municípios de Itaperuna, Vale Sai, Natividade, Porciúncula, Laje do Muriaé, Bom Jesus do Itabapoana, São José de Ubá e Miracema.

O Inea também participa deste plano de ações através do sistema de Alertas de Cheias, que está sendo instalado na região Noroeste do estado. De acordo com Firmino, assim que estiver concluída a instalação da rede de telemetria e posicionamento de linígrafos ( que medem a capacidade de vazão dos rios), as administrações municipais, sobretudo as defesas civis receberão diariamente boletins informando sobre a possibilidade de ocorrência de chuvas na região, a exemplo do que já é feito na Baixada Fluminense e na Região Serrana do Estado.

O Fórum foi promovido pela Secretaria Estadual do Ambiente, em parceria com os municípios do Noroeste Fluminense, com a Associação Estadual dos Municípios do Rio de Janeiro (Aemerj); a Associação de Órgãos Municipais de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro (Anamma) e o Conselho de Secretários Municipais de Meio Ambiente do Rio de Janeiro (Cosemma).

Por Bernard Viegas

Nenhum comentário:

Postar um comentário