quinta-feira, 15 de julho de 2010

Campanha de Educação Ambiental em Paraíba do Sul

A Gerência de Educação Ambiental do Instituto Estadual do Ambiente promove nesta sexta-feira (16/07) em Paraíba do Sul, diversas atividades de mobilização social para manter os rios e córregos do município limpos. O evento, que acontece em parceria com a Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul, faz parte da Campanha de Educação Ambiental para o Programa Limpa Rio, que por meio da Diretoria de Recuperação Ambiental do INEA realizou a dragagem do rio Ribeirão do Lucas e limpeza de suas margens, a fim de evitar enchentes na cidade.

De acordo com a responsável técnica do projeto, Rosane Botelho esta campanha educativa teve como etapas anteriores a realização e apresentação do diagnóstico ambiental do município nas palestras de capacitação. Alunos de escolas estaduais e municipais, professores, funcionários da secretaria de saúde do município e lideranças comunitárias, foram devidamente capacitados pela equipe da GEAM e hoje formam um grupo de 400 pessoas, com potenciais multiplicadores para as questões ambientais.

Durante o evento, que começa às 10h, os moradores de Paraíba do Sul receberão visitas em casa e serão orientadas sobre a importância do cuidado com o meio ambiente. O grupo capacitado pela GEAM vai distribuir 5000 folhetos educativos, explicando como manter os rios limpos. Com isso, a equipe pretende estimular ainda mais a participação social na preservação e recuperação ambiental do município.

A equipe de Educação Ambiental do INEA realizará atividades em sua unidade móvel, com projeção de vídeos temáticos, oficinas de sensibilização ambiental, e a presença de um rapper ecológico. Haverá ainda o plantio de mudas nativas de mata ciliar nas margens do Ribeirão do Lucas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário