quarta-feira, 7 de julho de 2010

Resende e Itatiaia recebem oficinas de Coleta Seletiva Solidária

Por Bernard Viegas

A Gerência de Educação Ambiental promove nesta quinta - feira (08/07), a partir das 9h30, a 2ª Oficina de Capacitação para a Implantação da Coleta Seletiva Solidária nos municípios de Resende e Itatiaia. Pela primeira vez, o programa vai atender a dois municípios simultaneamente.

A iniciativa da GEAM tem como medida inicial capacitar os gestores públicos, e ensinar o passo-a-passo para a implantação da Coleta Seletiva Solidária nas instituições públicas. Como um dos objetivos principais, a equipe pretende discutir a melhor forma de ampliação do programa em Resende e da criação deste projeto no município de Itatiaia.

O evento conta com a participação do Grupo de Trabalho de planejamento participativo, composto por gestores públicos, representantes de escolas estaduais, membros de cooperativas e do terceiro setor. Entre as primeiras tarefas designadas ao grupo estavam traçar estratégias para ampliar a coleta seletiva nos municípios e para aumentar a participação dos catadores.

Na primeira oficina realizada em cada município, o objetivo é integrar os setores que possam viabilizar a implantação de um programa participativo de coleta seletiva, com a organização dos catadores em cooperativas, a fim de assegurar que as práticas corretas sejam incorporadas pelos órgãos públicos e pela sociedade.

As ações realizadas pela Gerência de Educação Ambiental podem ser acompanhadas pelos próprios moradores a partir da terceira etapa do programa, onde os gestores públicos apresentam os principais pontos já desenvolvidos. Os municípios interessados em fazer parte da capacitação devem entrar em contato com a GEAM, através do e-mail coletaseletiva.inea@gmail.com

Local: Centro Vocacional Tecnológico (antiga UERJ) Resende, das 9h30 às 12h30.


Nenhum comentário:

Postar um comentário