sexta-feira, 9 de julho de 2010

Duque de Caxias retoma programa de Coleta Seletiva Solidária

Com o objetivo de realizar novamente o programa de Coleta Seletiva Solidária em Duque de Caxias, o projeto Comunidade Educadora do Rio de Janeiro resolveu ampliar suas parcerias. O Instituto Estadual do Ambiente, e as secretarias de Meio Ambiente e de Serviço Público do Município se uniram ao programa, que visa contribuir na conscientização das pessoas para o destino correto de toda a produção de lixo. Este projeto, que tem como meta assegurar o direito da população em ter uma vida mais segura e saudável, é realizado também em conjunto com empresas privadas do município.

Retomar a Coleta Seletiva Solidária nas ruas e escolas não é tarefa fácil. Por isso, durante dois meses, os coordenadores do projeto realizaram diversas palestras para divulgar a importância de implantar este programa, e assegurar um destino final adequado para o lixo, que melhora a vida de muitos moradores.

Todo este trabalho foi realizado em conjunto com grandes parceiros, que mantinham o mesmo objetivo. Os coordenadores do projeto tentaram mobilizar a população pelas ruas através de carros de som. A prefeitura de Duque de Caxias conseguiu a participação de diversas empresas ligadas ao município, que por meio de seus representantes, iniciaram uma coleta pelas escolas, associações e postos de saúde.

Uma das empresas, que cuida do recolhimento do lixo em toda a cidade, disponibilizou um caminhão de lixo para fazer toda a coleta e assegurar o destino adequado do lixo. A previsão inicial para a retirada dos materiais recicláveis estava prevista para acontecer uma vez na semana, mas devido ao grande volume de material, o caminhão vai recolher o lixo, pelo menos, duas vezes por semana.

Este programa de Coleta Seletiva Solidária, também ganhou destaque no
blog da CARE Brasil, uma ONG que promove o desenvolvimento local em Amazonas, Bahia, Piauí, Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro.

Por Bernard Viegas

Nenhum comentário:

Postar um comentário