A Gerência de Educação Ambiental do INEA promoveu na UERJ nesta terça-feira, dia 25 de Agosto, a Oficina de Diagnóstico Participativo voltada para os funcionários da SEA-Secretaria Ambiental do Ambiente e do INEA-Instituto Estadual do Ambiente.
A oficina objetivou a apresentação e o debate sobre referenciais teóricos e metodológicos que possibilitem aos participantes utilizar o Diagnóstico Participativo - processo de aprendizagem intensivo, sistemático e semi-estruturado com a participação coletiva - dentro de uma perspectiva de gestão sócio-ambiental crítica e que promova o protagonismo de diferentes atores.
A participação propicia o fortalecimento da cidadania; promove empoderamento de indivíduos e grupos; eleva a responsabilidade dos atores envolvidos; estimula a mudança de papeis fazendo com que grupos e indivíduos passem de objetos para sujeitos do processo de discussão; incentiva a descentralização e a horizontalidade do poder; permite uma quantificação e qualificação das informações, além de despertar o olhar crítico.
A oficina contemplou diversas dinâmicas de grupo, visando gerar reflexão nos participantes e motivá-los a implementação das mesmas no exercício de suas atividades com caráter crítico e buscando agregar conhecimento ao público alvo.
A oficina objetivou a apresentação e o debate sobre referenciais teóricos e metodológicos que possibilitem aos participantes utilizar o Diagnóstico Participativo - processo de aprendizagem intensivo, sistemático e semi-estruturado com a participação coletiva - dentro de uma perspectiva de gestão sócio-ambiental crítica e que promova o protagonismo de diferentes atores.
A participação propicia o fortalecimento da cidadania; promove empoderamento de indivíduos e grupos; eleva a responsabilidade dos atores envolvidos; estimula a mudança de papeis fazendo com que grupos e indivíduos passem de objetos para sujeitos do processo de discussão; incentiva a descentralização e a horizontalidade do poder; permite uma quantificação e qualificação das informações, além de despertar o olhar crítico.
A oficina contemplou diversas dinâmicas de grupo, visando gerar reflexão nos participantes e motivá-los a implementação das mesmas no exercício de suas atividades com caráter crítico e buscando agregar conhecimento ao público alvo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário