quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Moradores de Teresópolis participam de campanha de coleta seletiva solidária

 
Bernard Viegas

O Programa Coleta Seletiva Solidária do Estado do Rio de Janeiro realizou em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Teresópolis uma campanha de sensibilização com os moradores de diversos bairros da região sobre a implantação da coleta seletiva solidária no município. A ação tem como objetivo incentivar os moradores a separarem seus resíduos em casa para garantir a destinação dos recicláveis à Associação de Catadores Serrana do município.
 
 
Durante uma semana, as equipes percorreram os bairros da cidade, conversaram com os moradores, apresentando  folhetos informativos com orientações sobre os dias e horários que o caminhão da coleta seletiva passa em cada bairro. Conhecida como sensibilização Porta a Porta, a campanha ganhou atenção de moradores e comerciantes, e muitos puderam descobrir os caminhos legais para os resíduos que descartam.
 
Além de representantes do PCSS e da Secretaria de Meio Ambiente, alguns catadores da associação que recebe os materiais recicláveis descartados pelos moradores também participaram da sensibilização.

”Essa é uma forma de o morador ter contato direto com aquele que recolhe o resíduo em sua porta, o catador tem papel muito importante nesse processo, uma vez que além de recolher os resíduos separados, ele também garante o destino adequado desses materiais” explica Nilmar Magalhães, Técnico do Programa Coleta Seletiva Solidária.
 
Acostumado percorrer os bairros de Teresópolis para recolher os resíduos na porta das casas, o catador de material reciclável Glauco Fisher, que trabalha na Associação de Catadores Serrana participou diariamente da campanha de sensibilização e conta com a ajuda dos moradores na separação dos resíduos dentro de casa. Para ele, o apoio da população tem um sentido muito especial.

”Pra mim é muito importante que os moradores separem o material reciclável do lixo comum, além de facilitar nosso trabalho e ajudar o meio ambiente, essa é nossa fonte de renda, dependemos desse material para ganharmos nosso sustento. Cada um fazendo a sua parte tudo fica mais fácil e todo mundo sai ganhando. Estou muito feliz com a colaboração das pessoas que abordamos. A maioria realmente está disposta a colaborar” vibrou.
O caminhão da coleta seletiva solidária percorre toda semana os bairros da cidade para o recolhimento dos recicláveis.  A coleta seletiva é chamada de solidária porque todo o material recolhido é destinado a uma Associação de Catadores. Os moradores devem separar o lixo seco do molhado. O lixo seco, formado por plástico, vidro, papel e metal, será recolhido pelo caminhão da coleta seletiva, que também recolhe o óleo vegetal. O lixo molhado, ou orgânico, continuará sendo recolhido pelos caminhões da Secretaria de Serviços Públicos.

Ps: Até o fechamento dessa matéria, foi apurado que o número de recicláveis destinado à Associação de Catadores Serrana aumentou considerávelmente, resultado do trabalho de sensibilização junto aos moradores e ao empenho e colaboração dos mesmos.

Um comentário: