quinta-feira, 4 de outubro de 2012


A Praia Vermelha recebe neste sábado (06/10), às 9h, mais uma edição do grande mutirão de educação ambiental e de limpeza promovido pela Rede de Educação Ambiental Marinha (REAMAR). A ação tem o objetivo de sensibilizar os frequentadores e banhistas sobre a importância do uso sustentável das praias, a fim de evitar o despejo de lixo nas areias e no mar. Durante o evento, serão realizadas oficinas de reutilização de materiais recicláveis, compostagem, horticultura caseira, nós náuticos, além de uma exposição do Projeto Areia Carioca.

 A limpeza do lixo marinho será realizada por mergulhadores da Sea Shepherd e Pesca SubRJ em parceria com as equipes do Clube Carioca de Canoagem, Kayak Carioca, Projeto Grael, Rio Va’a e. Juntos, eles recolherão todo o lixo flutuante da praia Vermelha e do entorno da Ilha de Cotunduba.

 Além da limpeza do mar, diversos voluntários vão participar do mutirão para recolhimento do lixo nas areias, além disso, eles vão alertar os banhistas sobre os problemas ambientais causados pelo despejo desses resíduos.

Uma novidade nesta edição será a realização da oficina de produção de lixeiras para o recolhimento de microlixo. A partir de dobraduras com papel, os banhistas vão aprender a produzir seus próprios coletores para os pequenos resíduos deixados na areia, que muitas vezes passam despercebidos.


Projeto REAMAR                     

Esta é a terceira ação do Projeto REAMAR de uma série que está sendo realizada uma vez por mês nas praias Vermelha e Urca.  Nas duas primeiras edições do mutirão de limpeza, que acontecerá até o final do ano, foram recolhidos cerca de 110kg de lixo do mar e da areia das praias do bairro. As atividades contaram com a participação de voluntários que além de recolherem os resíduos das areias, também alertaram os banhistas sobre o cuidado com o meio ambiente.
 

A REAMAR é um grupo composto pelas seguintes instituições: Instituto Estadual do Ambiente, Projeto Grael, AMOUR (Associação de Moradores da Urca), IEVA (Instituto de Eventos Ambientais), Iate Clube do Rio de Janeiro, Instituto Moleque Mateiro, Kayak Carioca, Sea Shepherd, CRBIO, SMAC, COMLURB (Educom) Clube Carioca de Canoagem, Mar do Mundo, CICCA, Rio Va’a, Ecoboat, Oi Futuro e Mar do Mundo.
 
 

Um comentário:

  1. Cursos online no endereço http://conscienciaeco.com.br/ea2/ novas inscrições. CCBEA - Curso de Conhecimentos de Educação Ambiental, CCS - Coleta Seletiva, CHE - Curso de Horta Escolar.

    ResponderExcluir