segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Reamar promove primeiro mutirão de educação ambiental da Praia Vermelha


A Urca vai ser palco de um grande mutirão de educação ambiental e  de limpeza do fundo do mar que será realizado na Praia Vermelha neste sábado (11/08) às 9h pela REAMAR - Rede de Educação Ambiental Marítima - grupo composto por   diversas instituições que promovem ações de educação ambiental na cidade.  

O mutirão, que contará com a presença do Secretário de Estado do Ambiente Carlos Minc, tem como objetivo sensibilizar os moradores e frequentadores da Urca sobre a importância do uso sustentável da Praia Vermelha e Praia da Urca.

A limpeza do lixo marinho será realizada por um grupo de mergulhadores do Clube Carioca de Canoagem, Kayak Carioca, Projeto Grael e Rio Va’a. Eles recolherão todo lixo flutuante na Ilha da Cotunduba, que por muitas vezes termina preso nas pedras da ilha. Além da limpeza do mar, no calçadão serão promovidas oficinas de compostagem, horticultura caseira, nós náuticos e exposição do projeto Areia Carioca.

As ações fazem parte do Programa Sena Limpa, do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura do Rio, que pretende despoluir seis das principais praias do Rio até 2014. Em diferentes etapas estão sendo executadas obras de recuperação ambiental nas praias de São Conrado, Leblon, Ipanema, Leme e Urca, na Zona Sul e da Bica, na Ilha do Governador.

No dia 01/09 será a vez da Praia da Urca receber o mutirão de educação ambiental, que vai acontecer uma vez por mês até o fim do ano. As próximas ações estão previstas para acontecer nos dias 06/10 e 08/12, na Praia Vermelha e 10/11 na Praia da Urca.

A REAMAR  é  composta pelas seguintes instituições:Instituto Estadual do Ambiente, CICA/SEA, Projeto Grael, AMOUR (Associação de Moradores da Urca), IEVA (Instituto de Eventos Ambientais), Iate Clube do Rio de Janeiro, Instituto Moleque Mateiro, Kayak Carioca, Sea Shepherd, CRBIO, SMAC, COMLURB (Educom) e Clube Carioca de Canoagem.

Um comentário:

  1. Fica aqui o convite para uma ação semelhante que irá ocorrer no Paredão da Urca no próximo dia 26, quando por volta de 100 mergulhadores irão fazer também uma limpeza da orla da Urca.

    Além disso, estão previstas outras atividades para o público que fica em terra: Exposição de foto sub, de quadros pintados pelos membros da associação de artistas deficientes que pintam com a boca ou pés, arrecadação de alimentos para doação, sorteio de cursos de mergulho, workshops e mais...

    http://www.barracuda.com.br/site/

    ResponderExcluir