terça-feira, 6 de março de 2012

AMBIENTE RETIRA ACAMPAMENTOS IRREGULARES EM BARRA DE GUARATIBA

Mais de meia tonelada de lixo recolhida, uma pessoa autuada e várias barracas de acampamento retiradas. Este foi o saldo da blitz ecológica que a Secretaria de Estado do Ambiente e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizaram neste domingo(04/03) nas praias do Perigoso, do Meio e Funda, em Barra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio.

O objetivo da operação foi reprimir acampamentos em áreas protegidas, o que é proibido por lei. As praias do Perigoso, do Meio e Funda fazem parte de unidade de conservação de proteção integral. Estas praias integram o Mosaico Carioca, que abrange os parques Nacional da Tijuca, Estadual da Pedra Branca e Natural Municipal de Grumari.

“São áreas protegidas e, por isso, não podem ser utilizadas para acampamentos. Os principais materiais recolhidos foram latas de cerveja, garrafas PET e sacos de biscoito. Além disso, nós encontramos uma casa construída em uma pedra onde havia um vaso sanitário improvisado que levava o esgoto diretamente para o mar. Nossas ações fiscalizatórias serão intensificadas nesta região para reprimir permanentemente os acampamentos”, avisou José Maurício Padrone, chefe da Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca), da SEA, que coordenou a operação.

A ação contou com apoio do Batalhão Florestal, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Guarda Municipal. As equipes chegaram à Praia do Perigoso por mar e por terra. Por mar, o grupo percorreu, de lancha, pelo menos 40 km, da Baía de Guanabara à Barra de Guaratiba. Por terra, a equipe teve de percorrer, por cerca de duas horas, uma trilha de difícil acesso.

Ao chegarem ao local, os fiscais flagraram diversas barracas de acampamento, muito lixo, restos de comida e até uma casa construída em uma pedra, onde, segundo os policiais, mora um homem há três anos. Além de 600 kg de lixo recolhidos, foram retiradas três barracas fixas de acampamento. Um homem que estava em uma dessas barracas foi autuado, por tê-la construída com folhas e madeira retiradas da Mata Atlântica do entorno.

2 comentários:

  1. COMO POSSO PARTICIPAR DESSE PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS MINICIPAIS. sOU PROFESSOR DE BIOLOGIA E MORO NA ILHA DE GUARATIBA. GOSTARIA DE REALIZAR ALGUM TIPO DE TRABALHO NA REGIÃO, POIS TENHO ALGUMA EXPERIÊNCIA EM PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.MEU CONTATO PODE SER ATRAVÉS DO EMAIL efernandes3@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de pedir que esse órgão possa fiscalizar o aterro sanitário no bairro do Anaia Pequeno. Depois de termos um ar tão puro , hoje sofremos com o mau cheiro constante que não tem hora certa. Temos tido ânsia de vômito pois o cheiro é muito forte e se alastra pelos bairros vizinhos. Peço encarecidamente que esse órgão tome as providências possíveis.

    ResponderExcluir