segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Plante uma árvore e cresça com ela

SEA e Inea lançam rede social que promove maior conhecimento sobre espécies nativas da Mata Atlântica




Bernard Viegas

Apresentação de artistas, palestra e muita animação marcaram o lançamento do projeto Rede das Árvores, que aconteceu nesta quinta-feira (15/09) no auditório do Inea. O Secretário de Estado do Ambiente Carlos Minc participou da abertura do evento e ressaltou a importância dessa rede social, que visa promover maior conhecimento sobre as espécies nativas da Mata Atlântica por meio da interação entre os participantes. A vice-presidente do Inea, Denise Rambaldi, e o Engenheiro Agrônomo Alceo Magnanini, um dos criadores do Código Florestal brasileiro, também prestigiaram a iniciativa.

De acordo com o Secretário, é muito importante que as pessoas entendam que não basta apenas plantar e que todos devem adotar suas mudas e acompanhar de perto o crescimento delas, conforme proposto pelo grupo gestor de educação ambiental na idealização do projeto.

- Não basta plantar, é preciso adotar. Todos que estão levando essas mudas pra casa, sabem que é muito importante acompanhar o crescimento delas, e esse projeto está de parabéns por isso, porque assim estamos estimulando as pessoas a se conscientizarem sobre o cuidado com o ambiente. Vocês que recebem esta muda são agora multiplicadores dessa proposta. O Estado tem a meta de plantar 24 milhões de mudas até as Olimpíadas de 2016 e as mudas doadas hoje farão parte desta contagem – afirmou.

Após a abertura foi a vez do Coletivo Nopok fazer a alegria do público. Vestidos de ipês roxo e amarelo a dupla de artistas realizou malabares ao som de muita música que agitou e arrancou gargalhadas da platéia. Em seguida, cerca de 30 participantes adotaram as primeiras mudas da rede doadas pelo Horto Florestal de Guaratiba.

Para esclarecer todas as dúvidas dos participantes sobre os cuidados adequados com as mudas, dar dicas para o plantio, além de apresentar o site da Rede das Árvores, integrantes da Gerência de Serviço Florestal (Dibap) e Gerência de Educação Ambiental (Digat) do Inea realizaram uma palestra, que também serviu para dar as boas vindas aos primeiros integrantes da rede.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário