segunda-feira, 18 de julho de 2011

Seminário debate impactos socioambientais em Visconde de Mauá

Bernard Viegas

Cerca de 150 pessoas participaram nesta quarta-feira (06/07) e quinta-feira (07/07) do Seminário sobre os Impactos Socioambientais e Governança da Estrada-Parque em Visconde de Mauá. O evento, que aconteceu no Clube de Visconde de Mauá, tinha como objetivo promover maior conscientização da população com relação aos impactos positivos e negativos, resultantes da melhoria do acesso à região e ao mesmo tempo envolver os moradores em ações e comportamentos que aproveitem ao máximo os aspectos positivos da região.

Os estudos previamente realizados para a implantação da Estrada-Parque e o controle de fluxo turístico na região foram alguns dos temas abordados na abertura do Seminário, que contou com a presença do Subsecretário Executivo da Secretaria Estadual do Ambiente, Luis Firmino e do Subsecretário de Projetos de Urbanismo Metropolitano da Secretaria Estadual de Obras, Vicente Loureiro.

De acordo com Luis Firmino, a Estrada-Parque será um exemplo de turismo sustentável no estado do Rio de Janeiro, uma vez que o projeto prevê uma série de cuidados com a fauna e flora dos locais e ainda a construção de zoopassagens, asfalto ecológico, mirante e um centro de orientação para visitantes. Ele afirma ainda que a Estrada-Parque levará muitos benefícios para a população de Visconde de Mauá.

- Já tem cerca de dois anos de muito trabalho até o início das obras no ano passado. Todo o processo de discussão para o entendimento dessa construção foi superado e todo o trabalho está sendo muito bem realizado. A Estrada-Parque será um exemplo de turismo sustentável em todo o estado do Rio de Janeiro e a população será muito beneficiada– afirma Firmino.

Durante o primeiro dia de seminário, autoridades e representantes dos órgãos e instituições responsáveis pela construção da Estrada-parque participaram de mesas-redondas com o objetivo de transparecer ao público tudo que já está sendo feito e as próximas etapas do projeto. No segundo e último dia de evento, foram realizados os fóruns de sustentabilidade, que tinham como objetivo avaliar os impactos positivos e negativos da construção da Estrada-Parque na visão de empresários, produtores rurais, comerciantes e moradores em geral.

Para dar maior eficiência e visibilidade aos temas, os fóruns foram divididos em quatro eixos: Infraestrutura e Desenvolvimento, Economia do Turismo e Produção Local, Educação e Cultura e Produção e Manejo das Unidades de Conservação.

Segundo a gerente de Educação Ambiental do Inea, Pólita Gonçalves, todas as propostas feitas durante os fóruns serão analisadas.

- Após os esclarecimentos e debates, baseado nas opiniões sobre os impactos será elaborado um relatório sobre cada fórum de acordo com seus respectivos temas, e serão encaminhados aos órgãos responsáveis para mapear os projetos e soluções - explicou Pólita.

Entre as diversas propostas, destacam-se: o fortalecimento do Conselho Gestor, a existência de um centro administrativo regional e a gestão integrada, com ênfase na integração e melhoria da segurança, do transporte e dos planos diretores dos três municípios, que deverão estar articulados com os planos de manejo do Parque Nacional do Itatiaia e a APA da Mantiqueira.


Estrada-Parque

Primeiro projeto de estrada-parque do Estado do Rio, a obra incluiu estudos sobre os cursos d’água, estruturas de drenagem, pequenas fontes e topografia para valorizar a paisagem local do trajeto. Ao longo do percurso haverá também as chamadas zoopassagens, passagens subterrâneas formadas por blocos de concreto pré-fabricados para permitir a travessia segura dos animais, que também contarão com um funil, composto por suportes metálicos e telas plásticas, nas áreas de mata.

Situada na Serra da Mantiqueira, com a Serra da Bocaina ao fundo, numa região de 1,3 mil metros de altitude, a estrada-parque vai facilitar o acesso às localidades de Mauá, Maringá e Maromba, fortalecendo o potencial turístico da região. Outro benefício será a melhoria das condições de escoamento da produção agropecuária local, que inclui leite, queijos, hortaliças e mel. O projeto prevê também a construção de redes de esgotos para absorver o aumento da população.

Mais informações sobre o projeto Estrada Parque podem ser obtidas pelo e-mail: estradamaua@obras.rj.gov.br ou no endereço do site do seminário: www.seminariomaua.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário