sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

FORÇA-TAREFA DO INEA ATUA NA REGIÃO SERRANA PARA REGULARIZAR LICENCIAMENTO

Uma força-tarefa do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) começou a atuar nesta quinta-feira (03/02) na Região Serrana para a regularização do licenciamento ambiental de empresas beneficiadas pelo Programa Emergencial de Reconstrução do Governo estadual. De acordo com a presidente do Inea, Marilene Ramos, os técnicos vão orientar os empresários para viabilizar a concessão dos financiamentos, que só podem ser concedidos para quem estiver regular sob o ponto de vista da legislação ambiental.

O trabalho vai começar por Nova Friburgo e será precedido por uma fase de levantamentos sobre a situação local, seguidos de vistorias dos técnicos nas empresas. Além da concessão das licenças, também será possível o estabelecimento de acordos de conduta, que têm curta duração e são renováveis. 

Cerca de 30 técnicos e funcionários do Inea vão participar da força-tarefa e a estimativa é a de que os primeiros processos estejam concluídos em aproximadamente um mês.

Os processos de licenciamento seguem os parâmetros estabelecidos pelo Sistema de Licenciamento Ambiental (Slam), instituído em 2009 e que simplificou os procedimentos para a concessão das licenças, mantendo o rigor na aplicação da legislação ambiental. A entrada em vigor do sistema já leva em conta a integração entre os antigos órgãos ambientais estaduais estabelecida a partir da criação do Inea, e que também contribuiu para a agilização dos processos de licenciamento.

Com a situação do licenciamento ambiental regularizada, as empresas poderão pleitear os financiamentos do Programa Emergencial de Reconstrução do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que vai destinar R$ 400 milhões para empreendimentos localizados nas áreas atingidas pelas fortes chuvas de janeiro na Região Serrana. Somente na agricultura, os prejuízos calculados foram de R$ 270 milhões, com 3,2 mil produtores diretamente prejudicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário